terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ações em prol do desenvolvimento de Guajará_Mirim


Um pacto pelo desenvolvimento de Guajará-Mirim e Nova Mamoré foi o resultado da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado que realizamos na tarde de sexta-feira, no auditório da Câmara de Vereadores de Guajará, que ficou lotado de pessoas da comunidade que levaram reivindicações, cobraram urgência na restauração da BR-425, melhorias na saúde, na educação e mais emprego e renda para a cidade.

Juntamente com a Suframa, o governo do Estado, a Emater, a Facer e a prefeitura do municipal, firmamo compromissos com a população destes dois municípios e com o desenvolvimento sustentável da região. Em primeiro lugar, a Suframa se comprometeu a construir uma sede própria em Guajará-Mirim, abrigando no mesmo espaço uma agência fazendária. Também irá auxiliar a prefeitura na manutenção das estradas e vai coordenar a elaboração de um projeto de desenvolvimento integrado para a região, com estímulo ao turismo, ao comércio e às principais cadeias produtivas e de extrativismo da região.

De minha parte, assumi compromisso, junto com o senador Valdir Raupp e a bancada federal, de intensificar a cobrança sobre o Dnit pelo início imediato das obras de restauração da BR-425, bem como para para empenharmos recursos para serem investidos nestes projetos de desenvolvimento que serão elaborados para Guajará-Mirim e Nova Mamoré, além de lutar por mais recursos no Orçamento da União, para investimentos em infraestrutura e na recuperação de um trecho da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, uma vez que sou o relator setorial de infraestrutura no Orçamento de 2014. Demos o primeiro passo no sentido de resgatar a economia do Vale do Mamoré, com a união das forças políticas e empresariais, para que possamos revigorar a Área de Livre Comércio e iniciarmos um projeto de desenvolvimento integrado e sustentável para a região. Um pacto pelo desenvolvimento de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.


Compromissos assumidos:

  • Cobrança pela bancada federal para que o Dnit inicie logo a restauração da BR-425; 
  • Construção de um terminal portuário na cidade; 
  • Reforma do aeroporto de Guajará-Mirim; 
  • Revitalização do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; 
  • Construção da ponte binacional sobre o rio Mamoré, e da ponte do Abunã, 
  • Elaboração de projetos para o fortalecimento das cadeias produtivas agrícolas e de extrativismo da região;
  • Emendas individuais e de bancada para auxiliar Guajará-Mirim;
  • A Suframa se comprometeu em construir uma sede própria no município, abrigando no mesmo espaço uma agência fazendária; 
  • A Suframa vai auxiliar a prefeitura na manutenção das estradas e de coordenar a elaboração de projetos visando o desenvolvimento integrado do município e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário