quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Adeus, Walter Bártolo, um grande jiparanaense

Quis o destino que justamente hoje, data em que comemoramos os 35 anos de emancipação política e administrativa de Ji-Paraná, que deixasse o nosso convívio o primeiro prefeito da cidade, nosso amigo Walter Bártolo. Em nome de minha família, que nutre grande admiração, respeito e carinho pelo Walter, estendo minhas condolências a seus familiares e amigos.

Walter Bártolo foi pioneiro na colonização do município e de Rondônia. Um bandeirante abnegado, um explorador que ajudou no desbravamento dos rincões da Amazônia, e, com sua música e simpatia deixou muitos amigos. Ele foi o último administrador da Vila de Rondônia, e o primeiro prefeito do município de Ji-Paraná, além de deputado estadual e secretário de Estado. Uma grande figura humana que será eternizada na história de Rondônia

Mas, acima de tudo, Walter Bártolo foi um jiparanaense. Um legítimo jiparanaense da primeira leva de pioneiros. É de autoria dele, inclusive, o Hino de Ji-Paraná, que as crianças entoam nas escolas e todos nós jiparanaenses cantamos com orgulho:

Tu foste Afonso Pena
Tu foste Urupá também
Tu foste Vila de Rondônia
Que teus filhos ainda hoje querem bem.

Porem a história criou
O município de Ji-Paraná
Com o brasileiro que aqui chegou
Com fé esperança e amor.
Avante Ji-Paranaense
Lutaremos com destemor (bis)
Educando nossa juventude
E trabalhando com todo ardor.

Tuas terras , teus rios
E o povo ajudará
A dar a pátria um pujante município
que é o nosso Ji-Paraná.

Walter Bártolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário