Num período difícil para as rodovias em Rondônia, castigadas pelas intensas chuvas, o senador Acir Gurgacz cobrou do governo federal urgência na recuperação dos estragos na BR-425, uma manutenção mais eficaz em toda a malha federal, o início das obras de restauração da BR-364, e como a conclusão das obras de pavimentação e construção das pontes da BR-429.
Rompimento na pista da BR-425, que liga a BR-364 a Guajará-Mirim |
As chuvas abriram uma cratera de quase seis metros na BR-425, com o rompimento de bueiros na cabeceira da ponte do Misericórdia, impedindo assim o tráfego de veículos na rodovia e deixando os municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré isolados do resto do Estado até terça-feira. O DNIT fez um desvio provisório na pista para dar passagem aos carros, ônibus e caminhões, mas uma solução definitiva será contemplada apenas no projeto de restauração completa da rodovia, que está com o edital de licitação pronto e o mesmo será lançado até o final do mês de fevereiro.
A situação das rodovias federais no estado vem preocupando o senador Acir Gurgacz (PDT), que promete em 2013 continuar com visitas semanais aos ministérios, em Brasília, para cobrar soluções rápidas para problemas que ocorrem no Estado. "Esse é o caso de algumas BRs localizadas em Rondônia. Estamos tratando direto com o ministro dos Transportes, com um acompanhamento semanal", afirmou Acir. "Ele me garantiu, por exemplo, que em fevereiro vai dar a ordem de serviço para a conclusão da BR-429, que é tão importante para nosso Estado".
"Hoje temos um problema sério nessa rodovia, que liga Costa Marques a Presidente Médici, que mesmo com o asfalto praticamente pronto, nós temos o risco de interrupção do tráfego",
lamentou o parlamentar. Segundo Acir Gurgacz, isso acontece porque "as pontes são antigas, ainda de madeira, e não podem ter manutenção porque já estão para serem substituídas. Com essa garantia do ministro, esse problema será resolvido em breve, e nós vamos ficar atentos a isso".
De acordo com o parlamentar, o DNIT está realizando estudos técnicos e financeiros para saber como retomar a obra. Estudam a possibilidade de realizar a obra dentro do contrato existente, com aditivos, ou o lançamento de um novo processo licitatório, o que é mais provável. O projeto de construção das pontes está sendo feito de forma separada e pode ser que um novo edital seja lançado. Um edital chegou a ser lançado no fim do ano passado, mas foi anulado. "Assim como obtivemos essa posição do ministério para com a 429, vamos trabalhar para resultados positivos com a BR-425 e com a 174", pontuou o senador.
Sei que é um incômodo mas é meu direito e dever como cidadã. Este foi um canal de comunicação que encontrei já que sua página no Senado não tem nenhum link para contato. Queremos Renan Calheiros fora do Senado.
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