terça-feira, 30 de abril de 2013

Senador Acir Gurgacz faz palestra sobre prevenção ao uso de drogas em Vilhena


A secretaria de ação Social de Vilhena promoveu na última sexta feira, 26, no plenário da Câmara de Vereadores, uma movimentada reunião com autoridades, educadores e pais de famílias que atuam no município em favor do combate e prevenção às drogas.
 
O evento contou com a participação, como palestrantes, do presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes CONEN/RO, Neirival Pedraça, do senador Acir Gurgacz (PDT), que desenvolve a campanha "Saúde sempre, drogas jamais", e do engenheiro Luis Antonio, que apresentou o projeto da ONG "Amor Exigente".
 
O senador Acir Gurgacz, líder do PDT no Senado, que cumpriu extensa agenda no município durante todo o dia, abriu o encontro falando de sua preocupação e dedicação à prevenção contra as drogas. O senador desenvolve desde 2010 a campanha "Saúde sempre, drogas jamais", que tem como objetivo alertar as crianças, adolescentes, jovens e toda a família sobre os cuidados para se evitar o consumo de drogas e auxiliar no tratamento de jovens.
 
De acordo com o senador, esta obra social tem mais importância do que muitas obras de infraestrutura, pois trata-se de investimento na saúde, da educação e na formação do ser humano. "Para mim, toda obra tem que ter como foco o social, o ser humano, e por isso temos que investir mais em educação, na saúde e na prevenção ao uso e tráfico de drogas", disse. "Já investimos bastante no tratamento de dependentes, mas precisamos ampliar o trabalho de prevenção, para evitar que os jovens caiam nas drogas", frisou.
 
O presidente do Conen, Neirival Pedraça, apresentou dados alarmantes do consumo de drogas no Estado e disse que “a proximidade com a Bolívia e a desestruturação familiar são as duas causas que elevam os dados a patamares tão graves”. Segundo Pedraça, de cada 100 presos rondonienses, 90 estão atrás das grades por causa das drogas. "A situação é tão triste que o atual governador  inaugurou mais número de selas do que salas de aula”, comparou.
 
A primeira dama Lizângela Rover, secretária de Assistência Social do município, enfatizou o trabalho que vem realizando para combater todo tipo de drogas e assim diminuir a violência na cidade.
 
PROPOSTAS - Outro ponto abordado pelo senador Acir Gurgacz foram as propostas e ações para prevenir o uso de drogas pelas adolescentes. Ele falou que da criação mecanismos de ocupação dos jovens e crianças, como atividades saudáveis, esportivas, de lazer ou culturais, são fundamentais para mantê-los fora do alcance das drogas.
 
A principal proposta do senador é implantar escolas de educação de tempo integral em Rondônia. De acordo com o senador, a escola em tempo integral é uma das propostas que já começam a funcionar no estado, com experiências em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho.
 
Para ampliar esta experiência para todo o Estado, a partir de escolas padrão, o senador Acir conseguiu recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a construção de duas escolas, uma em Ji-Paraná e outra em Porto Velho. Estas escolas serão equipadas com laboratórios, biblioteca, área de lazer, quadra poliesportiva e todos os equipamentos necessários para a educação de tempo integral.


 

 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5N4XDFu50nE


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário