quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aprovamos na Comissão de Agricultura a produção e comercialização de agrotóxicos genéricos

Aprovamos agora pela manhã o Projeto de Lei do Senado – PLS 190/2010, que regulamentará a produção e a comercialização de agrotóxicos genéricos no Brasil. O PLS 190 foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. A aprovação deste projeto é uma grande conquista para toda a economia brasileira e em especial para a agricultura e o agronegócio. Ele terá o mesmo efeito e benefício que os remédios genéricos tiveram no País, quando todos nós fomos beneficiados com a quebra da patente de muitos remédios fundamentais e imprescindíveis para a saúde dos brasileiros.

Significa que agora os produtores rurais brasileiros terão acesso aos defensivos agrícolas e agroquímicos em preços mais justos, pois os fabricantes brasileiros não precisarão mais enviar os royalties às multinacionais que detém a maioria das patentes. Significa também que abrimos uma discussão para que o Brasil produza seus fertilizantes, defensivos agrícolas e agroquímicos, popularmente conhecidos agrotóxicos, eliminando a importação e se tornando autossuficiente neste importante insumo para nossa economia. Sem contar, que com a produção de genéricos a um preço mais baixo, vamos evitar também a entrada de agrotóxicos contrabandeados. Enfim, com a aprovação dos genéricos a nossa agricultura ganha e se torna ainda mais competitiva no mercado internacional. Também tramita no Senado projeto que regulamenta a produção e comercialização de produtos veterinários genéricos.

Entrevista concedida para a Rádio Senado: Clique aqui

Um comentário:

  1. Ea transposição?
    E so falar que vai ser assinado na prossima semana e essa prossima semana nunca chega vocês acham que os rondoniense e idiota? espero que essa outra semana chega logo pois niguem gosta de enrolação entao senador vesse desenrole isso abraço bom fds!!!

    ResponderExcluir