quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comemoração dos 220 anos da primeira Constituição da Polônia

Estivemos ontem à noite em solenidade na Embaixada da Polônia para a comemoração dos 220 anos da chamada Constituição de 3 de Maio da Polônia. Foi a primeira constituição da Europa e a segunda no mundo escrita em um ato. Essa lei representou a última tentativa de um grupo de poloneses patriotas para reparar o sistema de funcionamento do Estado Polonês e criar bases para um moderno regime político.

Participamos da solenidade a convite do embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, com quem conversamos sobre o relacionamento entre os Legislativos do Brasil, da Polônia e dos países que fazem parte da União Européia.

A Polônia é atualmente um país democrático, que além da população de 38 milhões de habitantes, conta com cerca de 20 milhões de emigrantes distribuídos por todo o mundo. No Brasil, encontra-se uma das maiores comunidades polonesas, que também goza dos direitos constitucionais garantidos ao povo polonês.

Nesta data tão importante para a Polônia, congratulo-me com os cidadãos poloneses e com a comunidade polonesa em todo o mundo, reforçando os ideais democráticos que ensejaram a Constituição de 3 de Maio. Faço votos de que as relações amigáveis, diplomáticas, políticas e comerciais, entre o Brasil e a Polônia sejam sempre fundamentadas nesses princípios.


Com o embaixador Jacek Junosza Kisielewski




Nenhum comentário:

Postar um comentário