quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acir defende educação em tempo integral

O senador Acir Gurgacz (PDT) voltou a defender escola em tempo integral, ao assegurar recursos do Ministério da Educação (MEC) para implantação de novas unidades de ensino em Porto Velho e Ji-Paraná.  O município de Ji-Paraná já dispõe de cinco escolas funcionando no Programa Mais Educação com atividades em dois turnos e pretende ampliar essa cobertura. A secretaria de Estado da Educação (Seduc) planeja implantar esse ano o projeto na escola Silvio Micheluzi e Jorge Teixeira.

“É importante ter nossas crianças estudando em tempo integral. Antes as mães ficavam em casa cuidando dos filhos, hoje é diferente, elas trabalham da mesma forma que os maridos. Nossas crianças precisam da atenção do Estado para que possam ser atendidas em dois turnos em creches e nas escolas, enquanto os pais trabalham”, disse Acir Gurgacz, senador.

Segundo ele esse é um novo modelo educação que o Brasil está vivendo, e que os Estados precisam se adaptar.  Acir explicou que o governo deu o estímulo para promover o crescimento econômico, e Estado e municípios precisam fazer o complemento que é cuidar das crianças, garantindo sua permanência em tempo integral nas escolas. “Eu sei o desafio que é, e das dificuldades que enfrentaremos para adaptar todas as escolas, mais queremos fazer um projeto modelo em Ji-Paraná e Porto Velho em parceria com governo Estado, o MEC e municípios”, comentou Acir.

O parlamentar defende ainda a federalização do sistema educacional brasileiro, ou seja, o que ganha um professor aqui em Ji-Paraná tem que ser o mesmo que ganha um profissional em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Essas pessoas precisam ter a mesma capacitação para ensinar, não podemos formar brasileiros aqui, diferente dos que são formados em regiões mais desenvolvidas. Temos que ter essa federalização. Valorizando os profissionais, corrigindo o desnível salarial e melhorando a qualidade do ensino”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário