quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acir cobra reconstrução da BR-319

 
Obra de restauração da rodovia está parada desde 2010 e aguarda conclusão de estudo de impacto ambiental no trecho intermediário, que está praticamente intransitável
 
O senador Acir Gurgacz (PDT) resgatou um pleito antigo dos rondonienses e amazonenses e lançou como desafio para o governo federal na Comissão de Meio Ambiente e no plenário do Senado Federal: a reconstrução da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho.
 
Gurgacz fez um balanço da situação das rodovias federais em Rondônia, todas em péssimas condições, mas com obras em andamento ou em processo de licitação, e destacou que a próxima bandeira de Rondônia no setor de infraestrutrua tem que ser a reconstrução da BR-319.
 
"A ponte sobre o rio Madeira está pronta e agora, juntamente com a construção do anel viário Norte de Porto Velho, precisamos restaurar a BR-319 para completar este importante eixo de transportes para o escoamento da produção das regiões Centro-Oeste e Norte do país", frisou Acir.
 
As obras de restauração da BR-319 foram interrompidas em 2009, quando o Ibama apontou inconsistência no Estudo de Impacto Ambiental executado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para o trecho intermediário da rodovia, entre os quilômetros 250 e 655, no chamado meião da floresta. Um trecho de 204 quilômetros na ponta de Manaus, no Amazonas, e outro de 208 quilômetros na saída de Porto Velho, em Rondônia, foram recuperados e finalizados em 2010.
 
O senador Acir Gurgacz lembrou que na inauguração do trecho entre Porto Velho e Humaitá, no dia 24 de março de 2010, a presidente Dilma Rousseff, que na época era ministra-chefe da Casa Civil, prometeu aos rondonienses e amazônidas que eles poderiam ir de automóvel assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 na Arena da Amazônia, pela BR-319 inteiramente reconstruída, pois a obra estava no PAC.
 
"Ainda tenho esperanças que isso possa ocorrer, mas vejo que a cada dia é mais difícil que isso ocorra. Por isso, faço um apelo para que todas as forças políticas de Rondônia abracem esta bandeira pela reconstrução da BR-319, para que possamos abrir novos horizontes para nossa economia e garantir o direito sagrado de ir e vir de todos os povos da Amazônia", frisou Acir.
 
O estudo de impacto ambiental solicitado pelo Ibama, avaliando os impactos no período de cheia e de seca, está sendo realizado e deve ser concluído até o dia 5 de março de 2014, abrindo possibilidade para que a restauração possa ser retomada nesse mesmo ano. "Precisamos avaliar esse procedimento para que possamos acelerar a retomada das obras de restauração", frisou Acir, que pretende apresentar requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado sobre o tema.

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