quarta-feira, 29 de maio de 2013

Agricultura de Rondônia é um show


A expectativa para a 2ª Feira de Tecnologias e Oportunidades de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show, que encerra neste domingo, em Ji-Paraná, era fechar com uma movimentação financeira de cerca de R$ 350 milhões. A feira contou com 420 expositores, 32 palestra e um público de cerca de 30 mil visitantes.

Independente destes números expressivos, o mais gratificante foi ver como esta feira já se consolidou como um espaço importante de fomento da nossa agropecuária, oferecendo boas oportunidades de negócios, de crédito, de conhecimento, assistência técnica e novas tecnologias aos agricultores.

Com esta feira, o governo do Estado, com o apoio do governo federal e das agências de fomento, como a Embrapa, a Emater, o Ceplac, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia, apresentaram o que existe de mais moderno e inovador para os agricultores de Rondônia. E possibilitaram, principalmente aos pequenos agricultores familiares, que são os que mais precisam, o acesso a essas inovações e ao crédito.

Durante a feira, os agricultores familiares tiveram acesso facilitado ao crédito, com juros subsidiados por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF). Essa medida beneficiou os produtores rurais que adquiriram equipamentos agrícolas no valor de até R$ 50 mil, e foi de grande importância para estimular o desenvolvimento da agroindústria familiar e dos pequenos empreendimentos agroindustriais.

Durante a feira, também foram entregues 400 títulos de posse definitiva da terra para agricultores, o que faz parte de uma política de regularização fundiária que estamos apoiando e cobrando constantemente mais agilidade e efetividade. Felizmente, estamos verificando avanços e isso é resultado do alinhamento político e das parcerias que estabelecemos nas esferas dos governos federal, estadual e municipais.

Essa nova maneira de implementar as políticas públicas no setor agrícola está dinamizando a economia do Estado, gerando mais emprego e renda em todos os setores e, com certeza, vai contribuir para o fortalecimento de nossa economia, mantendo o homem no campo, com dignidade e qualidade de vida. A feira é apenas uma mostra do que está sendo feito no dia-a-dia da agropecuária rondoniense. Estamos no caminho certo e, com trabalho e determinação de todos, cada um fazendo a sua parte, Rondônia em breve se consolidará como a maior potência agrícola da Amazônia.

Senador Acir Gurgacz

Nenhum comentário:

Postar um comentário