quinta-feira, 2 de maio de 2013

Senador Acir Gurgacz comemora liberação do trânsito sobre viaduto de Ji-Paraná


Tráfego de veículos sobre o viaduto de Ji-Paraná foi liberado nesta quarta-feira, 1º de maio, logo após caminhada com a participação do senador Acir Gurgacz e do governador Confúcio Moura

O senador Acir Gurgacz (PDT) comemorou nesta quarta-feira, 1º de maio, a abertura do trânsito sobre o viaduto da travessia urbana de Ji-Paraná. Em uma caminhada sobre os 321 metros de extensão do viaduto, com a participação do governador Confúcio Moura (PMDB), do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), do ex-prefeito José Bianco (DEM), de secretários de Estado e do município, além de diversas autoridades e populares, o senador Acir  conferiu a qualidade dos serviços e elogiou a rapidez e eficiência na execução da obra.

"É uma satisfação muito grande ver essa obra concluída em tempo recorde, mas com qualidade e respeito aos prazos, ao orçamento e ao povo de Rondônia", disse o senador Acir Gurgacz em entrevista coletiva logo após a caminhada sobre o viaduto. "Esta é uma obra que além de melhorar o trânsito na cidade terá impactos positivos na economia da região e de todo o Estado", frisou Acir.
O trânsito de veículos sobre o viaduto foi liberado exatamente às 16h, com movimento intenso nas primeiras horas. Muita gente saiu de casa somente para passar sobre o viaduto, conferir a obra de perto, fotografar e comemorar o momento histórico para a cidade e para o Estado de Rondônia. Em poucas horas, o viaduto já era o novo cartão postal de Ji-Paraná.

Para o senador Acir Gurgacz, que atuou junto ao Ministério dos Transportes para a liberação dos recursos para a travessia urbana, foi uma satisfação muito grande ver a alegria da população comemorando a abertura do tráfego de veículos sobre o viaduto. "Esta obra é um sonho antigo dos ji-paranaenses, que começamos a traçar na época em que fui prefeito da cidade e que ganhou consistência a partir de 2010 ".
O senador lembra que coordenou a inclusão de uma emenda de bancada no Orçamento da União de 2010. No entanto, esta emenda não foi empenhada naquele ano. "Conseguimos assegurar os recursos diretamente com o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em 2011, quando ele incluiu a obra no PAC e agilizou a liberação dos recursos", relembra Acir.

Além do viaduto, a obra da travessia urbana de Ji-Paraná, orçada em R$ 68 milhões, inclui a duplicação de um trecho de dez quilômetros da BR-364 no perímetro urbano da cidade. A construção de marginais, contornos e acessos secundários. O viaduto tem 321 metros de extensão e 22 metros de largura, em duas pistas de cada lado. A obra da travessia urbana está praticamente concluída e a sua inauguração está prevista para junho. A expectativa é que a iluminação esteja pronta até junho, mas como não estava prevista no projeto original, por não ser uma competência do Dnit, pode demorar um pouco mais para ser concluída.

O serviço de duplicação da rodovia e construção do viaduto foi realizado pela construtora Aterpa e deve ser concluído em 10 meses. A obra consumiu cerca de 800 toneladas de asfalto, uma média mil toneladas de aço, 300 toneladas de camisa metálica e 1,3 mil metros cúbicos de concreto. A empresa chegou a atuar com cerca de 550 funcionários, no auge dos trabalhos, em pleno período das chuvas amazônicas.

O governador Confúcio Moura, em entrevista coletiva, destacou que a obra é um marco para o estado, pela rapidez na execução e importância que trará para o desenvolvimento regional. Confúcio Moura destacou o empenho do senador Acir Gurgacz em viabilizar a travessia urbana e também algumas obras do governo da Cooperação em Ji-Paraná: a instalação da usina de asfalto; asfaltamento de 50 quilômetros de vias mais 13 quilômetros do anel viário; canalização, drenagem e urbanização do igarapé Pintado; edificação de 593 casas populares; construção de seis escolas indígenas e outra no padrão do MEC na cidade; reconstrução e ampliação da pista do aeroporto mais a construção de um moderno terminal de passageiros e investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões para sinalizações horizontal e vertical.




Um comentário:

  1. A ASPOBRAS VAI INSTALAR O SEU GABINETE POLITICO EM PRESIDENTE MÉDICI AINDA EM 2013.







    A ASPOBRAS vem mantendo uma linha de diálogo nos bastidores com todos os setores políticos do município de Presidente Médici-RO.
    Para a ASPOBRAS o que importa é a união e uma ação de governo que envolva a todos.
    Durante toda semana passada a ASPOBRAS vem conversando com setores do PT, partido que administra a prefeitura.
    O Litisconsórcio da ASPOBRAS Gileno Cerqueira, manteve três reuniões com Carlinhos Dantas-PT, que representa o Partido dos Trabalhadores em Presidente Médici-RO e a tônica da conversa é o desenvolvimento para o município independente de cor partidária.
    O Carlinhos, disse da preocupação de que o seu partido tomou uma decisão no estado de Rondônia de se posicionar como oposição ao governo do estado.


    Gileno Cerqueira disse que isso não influencia nas decisões da ASPOBRAS em projetar a cidade nas suas ações de governo em parceria com as do estado de Rondônia que é dirigido pelo Governador Confúcio Moura-PMDB.
    Ainda na próxima semana a prefeita Lurdinha do PT vai ter marcar uma reunião com representantes da ASPOBRAS.
    A grande preocupação da prefeita era em melindrar as relações entre a prefeitura e a câmara municipal com a entrada da ASPOBRAS.
    Para isso já está sendo mantido um canal de diálogo com a câmara municipal.
    Gileno Cerqueira, manteve contato por telefone com o vereador Sargento Rubi-PMDB e chamou para um projeto de governo, desinteressado de cor partidária ou disputas eleitorais.
    Ainda essa semana a ASPOBRAS vai continuar a manter os diálogos com os vereadores.
    Na pauta está o vereador Ailton Ferreira, Jãozinho da Caerd, Todianha do Assentamento, entre outros.


    Gileno, falou com o vereador Zezinho do Estrela na quinta-feira na Agrishows e recebeu o aval do edil para ajudar Presidente Médici.
    A ASPOBRAS vai eleborar campnhas publicitárias para divulgar a cidade fora do estado de Rondônia e em outros países, para isso vai reunir o seu Conselho politico e discutir o assunto.
    Se a prefeita Lurdinha do PT, recusar as ajudas da ASPOBRAS por motivos políticos, já se estuda a possibilidade da ASPOBRAS executar as ações em parceria com o Governo do Estado e até mesmo o Governo Federal.
    https://www.facebook.com/pages/Aspobras-Presidente-Médici/275610405878893?fref=ts

    ResponderExcluir