quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gurgacz afirma que plano agrícola e pecuário ajuda a proteger Brasil da crise




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou o governo pelo Plano Agrícola e Pecuário e pelo PAC Equipamentos, ambos com medidas que aumentam investimentos públicos na agricultura, na pecuária e na indústria. O pronunciamento foi realizado no plenário do Senado no dia 28 de junho.


Na interpretação do senador, essas são iniciativas de enfrentamento dos efeitos da crise financeira internacional que vão além do simples estímulo ao consumo.

“O governo está atento às incertezas do mercado internacional e vem tomando medidas que vacinam nossa economia contra essas oscilações e estimulam os investimentos na produção, na indústria e, principalmente, no agronegócio”, disse.

Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Acir Gurgacz, disse que o plano prevê investimentos de R$ 115,2 bilhões e também a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O parlamentar afirmou que os estímulos ao agronegócio brasileiro são merecidos, pois o setor é o principal responsável pelo resultado positivo da balança comercial brasileira nos últimos anos e gera milhares de empregos em todo o país.

“A criação desta nova agência representa um investimento no futuro, representa que teremos, no médio e longo prazo, uma agricultura muito mais qualificada e preparada para enfrentar por si própria as oscilações do mercado”, afirmou.

Já o chamado PAC Equipamentos, explicou o parlamentar, é um pacote de ajuda a segmentos específicos da indústria, compreendendo corte de juros, ampliação de investimentos e antecipação de compras públicas. O governo pretende adquirir oito mil caminhões, três mil patrulhas agrícolas, mais de 3,5 mil retroescavadeiras, 1.330 motoniveladoras e 2.125 ambulâncias, dentre outros equipamentos, informou Acir Gurgacz.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) chamou atenção para a necessidade de o governo investir mais também na infraestrutura logística brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário