sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Acir comemora safra recorde e aponta deficiências na infraestrutura


O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, enalteceu os números da safra agrícola de julho, divulgados nesta quinta-feira, 9/08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola referente ao mês de julho projeta uma safra agrícola de 163,3 milhões de toneladas em 2012, com aumento de 2% ante a safra recorde de 2011.

Para Acir Gurgacz, o agronegócio brasileiro vive um momento positivo frente à crise agrícola dos Estados Unidos, que enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e terá uma quebra recorde em sua safra. “Estamos colocando nossos grãos com melhor preço no mercado externo, porém essa alta afeta diretamente os produtores de suínos e aves, e por isso o governo tem que buscar instrumentos que viabilizem a produção deste setor”, salientou Acir.

O senador Acir também chamou a atenção para o que ocorre da ‘porteira pra fora’ das propriedades rurais. “O agricultor brasileiro está tendo competência para aumentar a sua produtividade, mas se não melhorarmos a infraestrutura de escoamento o custo de produção continuará alto e perderemos as oportunidades de expansão da agricultura brasileira”, detalha Acir.

Acir cita como exemplo a necessidade de ampliação dos modais de transporte na região Norte. Além da reconstrução da BR-364, Gurgacz aponta a necessidade de construção da ferrovia de integração Centro-Oeste, ligando Porto Velho a Vilhena e ao Estado de Goiás, e de melhorias na infraestrutura hidroviária. “Com a dragagem e sinalização da hidrovia do Madeira, que está iniciando, o projeto Estradão, do governo do Estado, a restauração da BR-364 e a construção da ferrovia, criaremos um complexo intermodal necessário para atender nossa produção agrícola”, salienta Acir.

Os números da agricultura rondoniense podem ser muito melhores, segundo o senador Acir, se forem resolvidos dos problemas crônicos da Amazônia Legal: a regularização fundiária e a falta de assistência técnica para os agricultores familiares. “O agricultor de Rondônia precisa da regularização de seu imóvel rural para ter segurança jurídica, além de acesso aos instrumentos de produção, como crédito, assistência técnica e extensão rural”. Acir destaca que o atual alinhamento político e técnico entre o governo federal e estadual já está produzindo bons resultados.

O senador lembrou que o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff de criação de uma Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural será um elo entre a Embrapa, que produz tecnologia, e o produtor rural. “Um exemplo disso é que se as novas tecnologias chegarem ao agricultor rondoniense podemos dobrar a produtividade de culturas como o café e a produção de carne bovina”, salienta Acir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário