quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Acir Gurgacz recebe homenagem especial da NTU



O senador Acir Gurgacz recebeu homenagem especial, na noite desta quarta-feira, 29, da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). Gurgacz foi condecorado com a Medalha de Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2012. A homenagem foi por sua trajetória empresarial, mas também por sua participação como relator da Política Nacional de Mobilidade Urbana na Comissão de Infrestrutura do Senado Federal.

A Medalha de Mérito do Transporte Urbano Brasileiro é em reconhecimento ao trabalho de pessoas físicas e jurídicas que atuam em prol do transporte público de passageiros no Brasil. Além de Acir Gurgacz, que foi convidado para ser o orador da solenidade, outros cinco empresários foram destacados. A NTU também prestou três homenagens póstumas.

O presidente da NTU, Otávio Vieira da Cunha Filho, diz que cada uma das personalidades condecoradas contribuiu de forma muito relevante para o setor. Sobre Gurgacz, destacou sua sabedoria e determinação nas ações empresariais e políticas.

Vieira da Cunha enalteceu a história de quase cinco décadas da Eucatur e a presença fundamental da empresa no processo de colonização do estado de Rondônia. Além disso, fez questão de afirmar o papel decisivo do senador na elaboração da Política Nacional de Mobilidade Urbana, assunto que foi o tema do Seminário Nacional NTU 2012, encerrado em Brasília nesta quarta-feira.

No seu discurso, Acir Gurgacz afirmou que o transporte urbano move o Brasil. “Boa parte da história recente do país pode ser contada a partir da história do transporte rodoviário e, em especial, do transporte urbano”, destacou.

“A necessidade de maior integração do mercado interno e de ampliação dos sistemas de mobilidade urbana nas principais cidades brasileiras, impulsionaram o crescimento do setor, que sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento, abrindo caminhos, transportando pessoas e sonhos, e assim contribuindo com o desenvolvimento na nação brasileira”, observou Acir, completando que, por isso, não é nenhum exagero dizer que o transporte urbano é a grande força que move o Brasil.

Sobre a Lei de Mobilidade Urbana, tanto Gurgacz quanto o presidente da NTU destacaram que se trata de uma grande conquista para o setor, já que traz definições para questões básicas como reajuste, revisão e subsídio tarifário, além de outros direitos que contribuirão para a melhoria da gestão desse serviço público em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário