sexta-feira, 21 de junho de 2013

Em defesa dos médicos brasileiros

 
Durante pronunciamento no plenário do Senado, na última quinta-feira, fiz apelo para o Ministério da Educação, e para a reitoria da Universidade Federal de Rondônia, a UNIR, que aplicará o exame REVALIDA em Rondônia, para que confirmem a realização desta prova para este ano, para que estes estudantes possam se preparar com antecedência.
Além disso, fiz um apelo para os Ministérios da Saúde e da Educação, para que estudem melhor o que está ocorrendo com o REVALIDA, pois após 2011, quando o exame foi aplicado pela primeira fez, reduziu consideravelmente o número de médicos formados no exterior que conseguiram a revalidação do diploma.
Ou seja, o exame anterior, que já era difícil, e todos diziam que era feito para reprovar os candidatos, ficou ainda mais difícil. Enquanto em 2010 foram aprovados 402 estudantes, após a implantação do REVALIDA, em 2011, o número de diplomas revalidados caiu para 238 em 2011 e para apenas 121 em 2012. Enquanto isso, existe uma demanda reprimida de mais de mais de 5 mil médicos aguardando a revalidação do diploma para poderem trabalhar no Brasil.
Precisamos saber ao certo o que está ocorrendo, ou a formação nas faculdades bolivianas não está adequada, ou existe algum outro problema, algum tipo de corporativismo, na aplicação do REVALIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário