quinta-feira, 27 de junho de 2013

Por um custo de vida menor

Lançamos, nesta última sexta-feira, durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, a proposta de federalização da Estrada do Pacarana, que liga os município de Espigão do Oeste (RO) e Aripuanã (MT), conectando a BR-364 à BR-174. E o que isso tem a ver com você? Tem tudo a ver com qualquer um que mora em Rondônia, no Mato Grosso, no Brasil ou em algum outro canto do mundo.

O que significa a possibilidade da federalização dessa rodovia que muita gente - principalmente quem não mora na região de Espigão, ou no Cone Sul - sequer conhece? A melhoria na Estrada do Pacarana, a RO-387, representa um estímulo muito forte para Espigão do Oeste, e toda a região do Cone Sul do Estado de Rondônia, que tem uma economia baseada principalmente na produção de soja, café, milho, cacau e arroz. Com isso, essa produção será escoada com mais facilidade. Quando o agronegócio é estimulado, a economia como um todo "agradece".

Todos nós precisamos de alimentos para viver, seja em Rondônia, no restante do Brasil ou no mundo. O sucesso da economia dos países chamados emergentes, os países que eram pobres e estão crescendo, fez disparar o mercado de alimentos. E o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta.

E quando falamos em alimentos, precisamos obrigatoriamente falar em vender mais por preços mais baixos. Não nos interessa cobrar mais por uma batata ou um quilo de soja vendido. Qualquer um sabe que o consumo será maior se o preço for menor. E isso se consegue com oferta maior com custos mais baixos de produção.

Some-se isso à redução do valor de impostos (redução e isenção) e teremos um custo de vida mais baixo, seja no interior ou nas cidades. Custo de vida mais baixo foi exatamente a maior motivação que levou mais de um milhão de pessoas às ruas no Brasil inteiro na semana que passou. As pessoas querem ver o fruto de seu trabalho valorizado, e isso só acontece quando elas vêem sobrar salário no final do mês, depois de todas as compras feitas e as contas pagas.

O governo federal está fazendo a sua parte quando envia para votação no Congresso leis que fazem baixar impostos. O resultado não é imediato, mas o brasileiro vai começar em breve a sentir menos aperto nas contas. Medidas como a federalização da RO-387 entram nesse circuito de ações importantes para melhorar a nossa economia, assim como a redução de impostos de livros eletrônicos, equipamentos agrícolas e insumos para a agricultura familiar e diversas outras propostas que venho fazendo no Senado. Tudo para reduzir custos e aumentar o consumo. Isso mantém o que o governo arrecada, dá condições de melhorar os serviços e cada um de nós sente alívio no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário