segunda-feira, 10 de junho de 2013

Vamos recuperar a BR-319 e acelerar o desenvolvimento

O programa Fantástico de ontem (09/06) mostrou a situação da BR-163, que foi aberta nos anos 70 do século passado e até hoje encontra-se sem asfalto, em péssimas condições. Venho alertando, no Senado, sobre a situação da BR-319, que é idêntica. As duas foram abertas na floresta há cerca de 40 anos e, caso sejam concluídas, vão proporcionar uma grande economia em transporte da produção agrícola do interior do país para portos no litoral. Confira nossa reportagem sobre o estado atual da BR-319.
 
  
A Confederação Nacional da Indústria calculou que, com a BR-163 pronta, o agronegócio brasileiro economizaria R$ 1,4 bilhão por ano em frete. Ou seja, a obra se paga em pouco mais de um ano. No caso da conclusão da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, a economia também seria grande e iria facilitar também o acesso da soja do Mato Grosso aos portos do norte.
Para que o governo federal finalize as BRs 163 e 319 não será necessário fazer mais desmatamentos. As estradas estão abertas. Muita gente na Amazônia vai ter as suas vidas completamente modificadas com o progresso que as duas rodovias trarão. E o Brasil vai ganhar muito, como um todo.


Um comentário:

  1. Bom dia Excelência.

    Infelizmente a administração regional do DNIT em Rondônia tem deixado bastante a desejar em muitos quesitos. Várias são as demonstrações de inoperância operacional e administrativa. Falo com conhecimento de causa, pois sou Eng. Civil com vasta experiência em infraestrutura adquirida no Exército Brasileiro. Atualmente presto serviços como engenheiro civil na Pref. de Nova Mamoré/RO.
    A situação das obras da BR-425 preocupa pela lentidão da empresa CCL e mais ainda pela TOTAL FALTA DE FISCALIZAÇÃO por parte do DNIT. A empresa trabalha QUANDO quer....e COMO quer : Poucos são os equipamentos e muitas já são as frentes de serviço abertas sem FINALIZAÇÃO. A obra não tem acompanhamento tecnológico de laboratório de solos e topografia.
    Não há fiscal do DNIT no trecho, nem empresa consultora terceirizada.
    Dentro de Nova Mamoré a BR-425 foi imprimada há 10 dias sem aplicação da CAPA ASFÁLTICA.....um verdadeiro absurdo e descaso com o DINHEIRO PÚBLICO.

    Estamos à inteira disposição para esclarecimentos adicionais na Prefeitura ou via email ricardo.confea@gmail.com.

    Atemciosamente

    Eng. Ricardo

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