segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A lição das águas


A força da natureza vem demonstrando em Rondônia o quanto somos pequenos e o quanto é frágil a estrutura de toda a nossa sociedade para enfrentarmos estas situações adversas. O rio Madeira atingiu, neste fim de semana, 18metros, o seu maior nível nos últimos 30 anos. É um fenômeno natural desse curso d'água, que além das águas das chuvas, recebe também o degelo que vem da Cordilheira dos Andes, e que, de tempo em tempo tem uma cheia maior do que a normal. O nível dos de praticamente todos os rios da Amazônia Ocidental estão elevados. Na bacia do Mamoré, que banha Guajará-Mirim, a situação também é de alerta. O mesmo ocorre na bacia do rio Machado, que banha Ji-Paraná e muitas outras cidades de nosso Estado.

O resultado disso é que hoje vemos cidades como Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho sofrendo as consequências como alagações, falta de água potável, de mantimentos e de combustíveis. Famílias já foram removidas de suas casas, enquanto outras insistem em acreditar que as águas vão retroceder, permanecendo em áreas de risco. A Defesa Civil da Capital decretou situação de emergência e esta é uma situação que deixa todos nós em intenso estado de alerta.

É um momento delicado para as prefeituras desses municípios e para muitas famílias e estamos acompanhando o trabalho de todos, principalmente da Defesa Civil, no sentido de apoiar as pessoas atingidas. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já foi acionada para auxiliar no remanejamento de famílias e na contenção de risco à população, sendo que enviou técnicos até Rondônia para avaliarem as possibilidades de envio de recursos federais.

Neste final de semana, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, odiretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Barbosa, e representantes de outros órgãos federais chegaram ao Estado para averiguar a situação e prestar apoio ao governo do estado. Participamos, em Brasília, de tudo que foi necessário para que essa ajuda pudesse ser viabilizada em tempo hábil e estamos a postos para auxiliar o governador do Estado e os prefeitios na busca de ajuda federal, de recursos para recuperar nossas cidades e melhorar a nossa infraestrutura.

Ao mesmo tempo em que a força da natureza mostra o quanto somos frágeis e o quanto temos que aprender a melhorar a nossa estrutura de controle e da defesa civil, essa mesma força nos dá a oportunidade de aprimorar a nossa humanidade, de nos transformarmos em seres humanos melhores. Da mesma forma que cheias, desmoronamentos e outras situações parecidas em outras partes do país revelaram a face solidária do brasileiro, as alagações do Madeira vêm mostrando aquilo que todos sabemos: que o rondonienseé um povo forte e companheiro. Que consigamos aprender as lições que as águas estão dando.

Uma boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário