segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Acir destaca potencial da piscicultura de Rondônia



A Colônia de Pescadores Z-8 de Ariquemes, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic), vem realizando a comercialização itinerante de pescado a preço popular. O senador Acir Gurgacz conheceu neste final de semana esta iniciativa que tem agradado os consumidores e estimulado o consumo de peixe na região.


O senador Acir Gurgacz, que no ano passado destinou uma emenda com recursos para a construção da fábrica de gelo em Ariquemes, destacou a importância da piscicultura para a economia do Estado. “A piscicultura de Rondônia está entrando numa nova etapa e, em breve, com a profissionalização da atividade, quando ela deixa de ser uma fonte complementar de renda e passa a ser a atividade principal de muitos agricultores”, frisou Acir. “Já demos um salto muito grande nos últimos três anos, quando passamos de um produção de 15 mil  toneladas/ano para 50 mil, o que já nos posiciona como maior produtor de pescado de águas interiores”, completou o senador.

O preço do pescado, a R$ 5,00 o quilo, tem sido o grande chamariz para os consumidores de Ariquemes e região. “Iniciamos essa semana a venda direta ao consumidor com preço bem acessível. Já tivemos um venda bastante expressiva e queremos aumentá-la ainda mais nos próximos dias”, detalhou Hélio Braga, presidente da Colônia de pescadores.

O prefeito Lourival Amorim destaca que esta parceria tem como objetivo estimular a piscicultura, bem como oferecer uma alternativa mais barata de proteína animal para população. "O intuito é trazer o peixe direto do produtor ao consumidor, e tudo isso a um valor muito mais barato do que normalmente é praticado no mercado", ressaltou o prefeito. Ariquemes produz 6,5 mil toneladas de peixe por ano e a grande maioria é exportada para outros estados do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário