Essa informação do título é muito importante. Apenas 11% da área do município de Vilhena foi modificada pelo homem. O restante, ou seja, 89% é formado por florestas e reservas indígenas.
Mesmo com tão pouca area ocupada com atividades agropecuárias, Vilhena é o maior produtor de soja e milho de Rondônia, grande produtor de arroz e feijão e pecuária.
Imaginemos o potencial que tem uma região como essa.
Vilhena está localizada exatamente em uma área de transição entre a floresta amazônica e cerrado.
No cerrado a reserva legal é de 35%. Na Amazônia, de 80%. As terras aqui são férteis e planas.
Como destacou o senador Luiz Henrique, o Brasil tem uma grande vocação agrícola que não pode ser desprezada. E o mundo está gerando, a cada dia, mais e mais mercado para os alimentos produzidos aqui no país.
Não podemos desprezar esse mercado, nossa vocação e nosso potencial, assim como não podemos desprezar a necessidade que temos de gerar riqueza para que deixemos de ser apenas exportadores de commodities, ou produtos de matéria prima.
Tudo isso é um processo continuado e a prova da importância do agronegócio brasileiro é a sua participação na nossa balança comercial. Se não fosse o agronegócio nossos resultados seriam negativos (importaríamos MAIS do que exportamos e assim as nossas reservas cambiais estariam lá embaixo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário