terça-feira, 5 de julho de 2011

TRANSPOSIÇÃO - Justiça com os servidores do ex-território de Rondônia

O senador Acir Gurgacz (PDT) acompanhou nesta terça-feira, 05, a comitiva da presidente Dilma Rousseff a Rondônia para a assinatura do decreto da transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia aos quadros da União e a solenidade que marcou o desvio das águas do rio Madeira para as comportas da usina hidrelétrica de Santo Antonio.

O senador Acir Gurgacz disse que a assinatura do decreto da Transposição pela presidente Dilma foi um ato de justiça para com os servidores do ex-Território e trará muitos benefícios para as famílias desses servidores e para a economia do Estado de Rondônia. “Com esta assinatura, a presidente Dilma reconheceu a luta os servidores e fez justiça com todo o povo rondoniense”, salientou Acir.

Ao discursar na solenidade de assinatura do decreto que regulamentou a transferência de servidores civis e militares do ex-Território de Rondônia para a administração federal, em Porto Velho, a presidenta Dilma ressaltou que o dia de hoje resgata uma dívida histórica da União com o estado de Rondônia e com seus trabalhadores. “É uma dívida que vem de longe, há 30 anos”, disse ela, “e dívidas, a gente tem sempre que pagar, principalmente dívidas históricas”.

Para a presidenta, este é um momento especial porque, com este passo, direitos serão reconhecidos. Dilma também ressaltou, no seu discurso, o significado da assinatura do decreto para Rondônia, uma vez que o ato representou a desoneração de recursos para o estado e a possibilidade de abertura de novos caminhos, pela via da educação.

A presidenta parabenizou a iniciativa do governador Confúcio Moura que disse em seu discurso que os recursos antes aplicados no pagamento desses servidores seriam usados, a partir de agora, na formação educacional e profissional dos rondonienses: “Não há melhor caminho, não há melhor instrumento contra a desigualdade do que a educação. Por isso, Governador, o senhor está de parabéns por destinar esses recursos para a formação dos rondonienses e das rondonienses”.

Na avaliação da presidenta, ao investir os recursos em educação e em formação profissional, “Rondônia está também apontando no sentido da vanguarda que é necessária que o país assuma”. E lembrou que ela e o governador têm um acordo: “o Governador faz a parte dele, e a União fará a parte dela, transformando Rondônia em um dos grandes estados da federação”.



Energia

Antes de assinar o Decreto da Transposição, a presidente Dilma Roussef acionou o dispositivo que fez o desvio das águas do rio Madeira para as comportas da Usina Hidrelétrica Santo Antonio. A presidente disse que a obra representa a retomada dos investimentos na geração de eletricidade no país. Segundo destacou, a obra representa “um momento histórico para o Brasil” que levará ao crescimento e ao desenvolvimento econômico do país. Ela recordou também a importância do ex-presidente Lula para que os projetos de Santo Antonio e Jirau ganhassem forma.

“Esse é um momento histórico, porque estamos vendo que as águas começaram a turbilhonar. Se concretiza um projeto da mais importante relevância para o Brasil, que é a volta do investimento em usina hidrelétrica. Santo Antonio reflete um momento no Brasil em que voltamos a pensar no nosso desenvolvimento e ver que não é um desenvolvimento qualquer. Vai levar a crescimento econômico. Que está baseado na visão de que temos de ter no Brasil uma economia forte, e esse processo só será verdadeiramente grande e consistente se incluir a população brasileira.”

Dilma Rousseff destacou a importância da usina Santo Antonio para geração de empregos. Contou também que o governo vem apostando em empreendimentos hidrelétricos porque trata-se de uma energia limpa, sem causar danos ao meio ambiente. A presidenta lembrou que em países europeus, assim como nos Estados Unidos, esgotaram o potencial de geração de energia por meio das hidrelétricas.

“Essa usina faz parte de uma visão de desenvolvimento regional equilibrado. Rondônia tem potencial. Riquezas minerais. Possibilidade de uma produção de grãos. Pesca, madeira. É fundamental que Rondônia tenha energia firme e de qualidade. A energia é feita para usar aqui em Rondônia. Para demonstrar que nós de fato podemos ter nessa parte do Brasil. Nesse grande interior. Demonstrar que aqui somos capazes de termos um desenvolvimento muito próprio.”

Um comentário:

  1. Nobre Acir!Continua a indagação,continua o ponto de interrogação que ninguém , nem mesmo a Presidenta arrisca afirmar.Até 87, ou até 91????????????????????????????.Gostaria de uma posição do Nobre Senador.

    ResponderExcluir