Já citamos, em um pronunciamento no plenário do Senado Federal, nossa preocupação com o tráfico e o consumo de entorpecentes. E não foi apenas uma vez. Temos certeza de que o problema das drogas é, antes de ser caso de polícia, é uma questão de saúde pública. Principalmente com relação ao consumo do crack e, agora, do OXI.
O consumidor de drogas é culpado por fomentar a indústria do narcotráfico e, ao mesmo tempo, é vítima do intenso poder viciante das drogas. Muita gente defende hoje a liberação das drogas, a sua legalização, mas acredito realmente que fazem isso por não avaliarem profundamente o problema.
Especialistas já falaram, para qualquer um ouvir ou ler, que a luta contra as drogas está sendo perdida em praticamente todos os cantos do mundo. Os gastos com forças policiais, segurança e etc estão sendo aumentados em grande escala e isso vem reduzindo investimentos em setores realmente produtivos ou socialmente mais benéficos. Baseados nisso, muitos dizem que é preciso legalizar.
Mas desde quando ao legalizar os problemas acabarão?
Vamos comparar com as bebidas alcoólicas. Hoje, milhares de pessoas morrem no Brasil por causa do consumo de álcool associado à direção de veículos.
Com a maconha liberada, teremos mais acidentes.
Além das mortes, os acidentes causam lesões e seqüelas que consomem, anualmente, cerca de 2 bilhões de reais.
Com mais drogas legais, além do álcool, teremos mais vítimas necessitando de cuidados.
Hoje, a polícia tem que se preocupar com o tráfico de drogas.
Com as drogas legalizadas, o governo vai ter que se preocupar com as drogas legais e as drogas vendidas ilegalmente, precisando aumentar as despesas com esse controle.
As cracolândias arregimentam milhares de pessoas em todo o Brasil que passam a viver em condições sub humanas, sendo levadas à degradação e à violência para manter seus vícios.
Por que com as drogas liberadas, legalizadas, essa situação iria mudar para melhor?
Se o objetivo da legalização for o de suprir as necessidades das áreas mais carentes
ResponderExcluircomo, saúde, segurança, educação e saneamento básico, tem total apoio, porém
na prática isso não acontecerá, vai haver um aumento nos índices de corrupção e desvios de verbas
por parte daqueles que são colocados lá (obrigatóriamente diga-se de passagem) pelo povo e para o povo,
fomentando um enriquecimento ilicito e bolsos cada vez mais cheios de uma minoria, com certeza alguma
situação mudará, mais não a dos pobres e dos que necessitam.