segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semana de combate às drogas é lançada no Complexo Madeira Mamoré

A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns. Neste domingo, acertou em cheio ao dar início a uma campanha contra os entorpecentes na XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas. Parabéns para o prefeito Roberto Sobrinho, para o coordenador do Conen, Neirival Pedraça, e a todos os colaboradores da campanha.
Estamos juntos nesta luta. Durante esta semana serão distribuídas publicações informativas sobre os perigos das drogas, principalmente para crianças e adolescentes - jovens em geral.
Abaixo, reportagem enviada pela Prefeitura de Porto Velho sobre o assunto.





Semana de combate às drogas é lançada no Complexo Madeira Mamoré
 

A XII Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi lançada no domingo, numa cerimônia realizada junto ao Complexo Cultural Madeira Mamoré. Além das autoridades, imprensa e servidores municipais e estaduais presentes, o dia de sol levou muitos visitantes ao local, tradicional ponto turístico de Porto Velho à beira do Rio Madeira, que puderam acompanhar a solenidade que abre uma série de atividades agendadas até quarta-feira. Dezenas de pessoas vestidas com a camiseta alusiva à campanha, encabeçada pelo Conselho Estadual de Combate às Drogas (Conen), deram um colorido especial à atividade, que contou também com balões e distribuição de panfletos que buscam conscientizar as pessoas contra o uso de entorpecentes.
O prefeito Roberto Sobrinho, em entrevista para diversas emissoras de TV antes do cerimonial, criticou as marchas ocorridas pelo País no sábado, a maioria delas pedindo a liberação das drogas. “O verdadeiro momento de liberdade é esse aqui onde estamos”, disse. Para o prefeito, que também é psicólogo, a liberação das chamadas drogas leves é um equívoco. “Essas são sempre o caminho de entrada para drogas ainda piores, com efeitos irreversíveis”, explicou.


Políticas Sobre Drogas

O delegado João de Deus, da Delegacia de Combate às Drogas (Denarc), apontou a grande quantidade de entorpecentes apreendidos e do alto número de pessoas presas nos últimos meses em Rondônia. “É preciso fazer um trabalho para que as pessoas não entrem nesse caminho sem volta”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Combate às drogas, Samuel Pessoa, que também é coordenador de políticas públicas para a juventude em Porto Velho, lembrou que a prefeitura já trabalha na construção do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas, que irá, entre outras coisas, mapear as entidades parceiras que atuam no combate e no tratamento a pacientes. “Organizados, teremos melhores condições de lutar por subsídios e poder manter a rede atuando dentro dos parâmetros do que está definido pelo Plano nacional, do Governo Federal”, lembrou.
A cerimônia ainda contou com apresentações da banda marcial da 17ª brigada, que executou o Hino nacional antes da abertura do evento, e da Fanfarra da escola Daniel Nery, do bairro JK. Também participaram da abertura a promotora da Infância e Juventude, Tania Santiago, o secretário estadual da cultura, Francisco Lenílson, o Chicão, o policial federal João Bosco e o representante da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Belgrano Cavalcante, e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A semana segue com atividades na praça Madeira Mamoré até quarta-feira. Após a abertura, ocorreram apresentações musicais e artísticas no palco improvisado junto à praça. Nesta segunda-feira, serão promovidas haverá blitz educativas na avenida Jorge Teixeira e na Zona Leste, e palestras na escola Flora Calheiros.

Por Róbinson Gambôa
Fotos Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário