quarta-feira, 29 de junho de 2011

Presidenta Dilma nos dá boas notícias para Rondônia

Estivemos ontem com a presidenta Dilma Rousseff, em um evento programado para toda a bancada do PDT no Congresso, e saímos do Palácio do Planalto confiantes em boas notícias para Rondônia. As informações positivas afetam dois pontos muito importantes para o Estado, que são o Código Florestal e a Transposição. Não há mais dúvidas sobre a assinatura do decreto da Trasnsposição dos servidores do ex-território de Rondônia para os quadros da união. Dia 5 de julho a presidenta estará em Rondônia para assinar o decreto

O encontro teve como pauta uma série de assuntos gerais sobre o governo, como as metas para a economia brasileira. A presidenta deixou claro que quer juros mais baixos para o Brasil e tem isso como meta de governo. A presidenta assume a necessidade de um trajeto gradativo para que os juros no país alcancem patamares internacionais. Mas isso não é coisa que possa ser feita a base de decreto e leva um certo tempo.

Fiquei satisfeito também com a linha de pensamento da presidenta com relação ao novo Código Florestal em tramitação no Senado. Conversamos sobre a questão e ela foi taxativa ao afirmar que não é possível anistiar quem cometeu desmatamento ilegal. Concordamos com Dilma, mas citamos a realidade de Rondônia, onde a colonização promovida pelo próprio governo estimulou o desmate de até 50% da área da propriedade, quando isso era permitido pela legislação. A presidenta concorda que o nosso caso é diferente e que não é possível prejudicar quem desmatou dentro da lei vigente na época. Para nós, isso é uma garantia de justiça a ser feita com os pioneiros de Rondônia. Estamos alinhados nesse sentido.

A visita da presidenta a Porto Velho, no dia 5 julho, também foi confirmada. A presidenta irá ao Estado conforme programado para ver o desvio do curso do rio Madeira para as comportas da Usina de Santo Antônio e para assinar o decreto da Transposição. Dilma Rousseff assinará o decreto em Rondônia junto com a bancada federal, com o governador Confúcio Moura e com todos os presidentes dos sindicatos que batalharam tanto para que a transposição se transformasse em realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário