segunda-feira, 20 de junho de 2011

Senador Acir parabeniza Assembleia de Deus pelo centenário

O senador Acir Gurgacz parabeniza os evangélicos da Assembleia de Deus pelo centenário de fundação desta igreja cristã no Brasil. Acir destaca que a igreja pentecostal fundada pelos pastores suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará, está há 89 anos em Rondônia e há 45 anos em Ji-Paraná, onde o senador mora com a família.

O parlamentar destaca que além de promover o evangelho de Jesus Cristo e a fé cristã em todo mundo, a Assembleia de Deus também tem um grande trabalho social e de apoio aos mais necessitados. “Eu sou católico, mas somos todos irmãos em Cristo e por isso também participo dos cultos evangélicos e apóio as iniciativas sociais da igreja Assembleia de Deus em Rondônia”, disse.

O senador destaca o papel importante da igreja Assembléia de Deus na organização religiosa, na evangelização e formação cristã do Brasil, e também na organização social e política de Rondônia. “A igreja evangélica Assembléia de Deus desempenhou um papel importante no processo de colonização e integração do Estado de Rondônia, atuando de forma pioneira em muitos povoados, suprindo muitas vezes o papel assistencial do Estado no auxílio aos migrantes”, recorda Gurgacz.

O senador destaca ainda o papel de lideranças evangélicas e o trabalho dos pioneiros da igreja em Rondônia, como o pastor Severo Antonio Alves, de Ji-Paraná; o pastor Manoel Cardoso, de Jarú; o pastor Hermelindo Alves de Araujo [in memorian], que ajudaram no crescimento da igreja evangélica na região Central de Rondônia. Acir também cumprimenta o pastor Sadraque Muniz, presidente das Assembleias de Deus em Ji-Paraná e 1º Secretário da Cemaderon; e o pastor Nelson Luchtenberg, presidente da Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (Cemaderon). 


História

A Igreja Assembleia de Deus foi criada em Belém do Pará, em 1911, por Daniel Berg e Gunnar Vingren, que chegaram à cidade em 19 de novembro de 1910. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus. Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos do Brasil. Atualmente, já são mais de 20 milhões de assembleianos no País.

Primeiro templo sede da Assembleia de Deus em Rondônia, em Porto
 Velho, inaugurado no dia 11 de outubro de 1926

Nenhum comentário:

Postar um comentário