sábado, 4 de janeiro de 2014

O Estado somos nós


Com uma história que já atravessa séculos, Rondônia teve sua emancipação política e administrativa reconhecida pelo governo brasileiro há 33 anos, quando o então Território Federal foi transformado em Estado de Rondônia pela Lei Complementar n 41, de 22 de dezembro de 1981.
O ato de instalação do Estado de Rondônia ocorreu no dia 4 de janeiro de 1982, o que fez com que a comemoração do aniversário de criação do Estado de Rondônia ocorresse sempre neste dia. Portanto, comemoramos, neste sábado, 33 anos de criação do Estado de Rondônia.
Antes disso, o Território Federal do Guaporé foi criado em 13 de setembro de 1943, a partir de áreas do Amazonas e do Mato Grosso, e transformado, no dia 17 de fevereiro de 1956, em Território Federal de Rondônia, em homenagem ao desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon.
É sempre bom fazer esse resgate histórico para nos situarmos no contexto social, político e econômico do país, pois Rondônia deixou de ser Território e passou a ser Estado, graças ao crescimento de sua economia, fruto do maior fluxo migratório para reforma agrária do país e da descoberta de jazidas de cassiterita e outros minérios em seu sub-solo.
Vista como terra prometida e eldorado da Amazônia, Rondônia foi formada e forjada por gente de fibra, por um povo trabalhador e corajoso que enfrentou dificuldades de toda ordem para transformar a floresta densa e perigosa em lavouras, vilas, povoados e cidades que até hoje estão entre as que mais crescem no país.
Considerando o pouco tempo de nossa organização política e administrativa, podemos dizer que estamos ainda em fase de formação e aperfeiçoamento de nossas instituições, de nossas estruturas técnicas, políticas, administrativas, judiciárias, de controle e classistas que caracterizam uma sociedade civil organizada. Mas já avançamos etapas importantes na consolidação de um Estado autônomo,  com capacidade própria para promover o seu desenvolvimento e contribuir para a redução das desigualdades socioeconômicas e o crescimento da economia do país.
Temos ainda muitos desafios para atingir o estágio ideal de desenvolvimento e de excelência na gestão da coisa pública. Vamos atingir mais rapidamente esse estágio quando cada um de nós fizer a sua parte e participar de forma mais ativa da formulação, aplicação e controle das políticas públicas. Pois, na essência do princípio democrático, o Estado somos todos nós. Somos todos rondonienses e vamos trabalhar juntos para construir um futuro melhor para todos.
Uma boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário