segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A lógica tem que vencer

 
Infraestrutura é uma palavra grande de um significado muito importante. Em minha vida profissional sempre reconheci o valor e a necessidade de ter e de dispor de uma infraestrutura eficiente, e levei essa experiência para a minha vida pública. Em meu mandato, destaco dentre vários pontos, alguns que são especificamente voltados a garantir os benefícios de uma boa infraestrutura para todo cidadão brasileiro: tais como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 3 de 2010, para prever um percentual mínimo de aplicação de recursos federais em programas de infraestrutura de transportes; e o Projeto de Lei do Senado (PLS) número 119 de 2011.

Esta última proposta, já aprovada no Senado e encaminhada à Câmara de Deputados, a meu ver é de suma importância e chega para reparar falhas históricas em nossa maneira de fazer as obras de infraestrutura urbana. Com a aprovação definitiva desse Projeto de Lei, fica estabelecido que nenhuma rua será pavimentada sem que as redes de drenagem pluviais, toda a infraestrutura subterrânea seja instalada antes.

Ora, isso tudo é apenas uma questão de aplicar a lógica da engenharia. Engenharia essa responsável por fazer a obra! Não podemos deixar que as obras sejam comandadas pela falta de lógica de uma política antiga e insensata, que pensa em inaugurar um asfalto, para depois ver subir alagações, para depois mandar quebrar o asfalto, para depois instalar tubos, para depois asfaltar de novo, e depois aparecer outro problema e depois quebrar de novo.

O que vemos hoje em dia, não apenas na Capital de nosso Estado, mas em diversas cidades brasileiras em diversas regiões de nosso país, é resultado exatamente da supremacia da insensatez dessa forma antiga de fazer política. E isso veio lá de trás, lá no passado, quando foi se construindo as cidades sem pensar no que estava sendo feito. Era a supremacia da insensatez sobre a lógica. E quando a insensatez ganha da lógica temos perda de dinheiro, sofrimento do povo, trabalho desperdiçado, tempo jogado fora. Isso tudo sem falar nos problemas de saúde que vêm junto com a falta de saneamento básico.

Temos hoje a chance de corrigir o passado. Isso dá trabalho, e já está sendo feito. E temos a chance de prevenir o futuro, aplicando um novo modo de pensar, privilegiando a infraestrutura, para que os portovelhenses do futuro não tenham que patinar com problemas do passado.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário