sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Programa nacional para pavimentação de estradas rurais começará por Rondônia


A manhã dessa sexta-feira, dia 10 de janeiro, foi marcada por uma vitória do municipalismo e dos agricultores brasileiros. Com a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da linha rural Itapirema, em Ji-Paraná (RO), foi dado o pontapé inicial para um programa nacional de estradas vicinais, que deverá beneficiar diretamente os municípios e os produtores rurais. "Hoje os municípios são penalizadas por não terem recursos para cuidar de suas vias, que na verdade são os escoadores primários de toda a produção agrícola do país", afirmou o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na solenidade.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu às 10h da manhã na prefeitura de Ji-Paraná. Pelo convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal serão pavimentados 12 quilômetros da linha rural.  O valor da obra será de aproximadamente R$ 2,3 milhões. O empenho de emenda do senador Acir Gurgacz, com recursos do MDA, é no valor de R$ 2.020.342,12. A prefeitura entra com contrapartida de R$ 85 mil e o governo do estado também auxilia com equipamentos e a usina de asfalto, sendo que os valores totais da obra ainda não foram contabilizados e o projeto está sendo finalizado para licitação.

A pavimentação da linha rural Itapirema será executada como projeto piloto do Programa Nacional de Estradas Vicinais, do MDA, que foi discutido no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, da qual Gurgacz é vice-presidente, e com técnicos e dirigentes do MDA. “Iniciamos essa discussão na Comissão de Agricultura do Senado e levamos a proposta para o governo da presidenta Dilma, sendo que o ministro Pepe Vargas, do MDA, que já estava trabalhando numa proposta semelhante, determinou a pronta criação do programa nacional de estradas vicinais”, detalhou Acir. “Para iniciar o programa, empenhamos uma emenda de R$ 30 milhões no Orçamento de 2014, para que o programa pudesse ser iniciado logo no início deste ano, e vamos começar com este projeto piloto em Rondônia”, frisou Acir.


OUTROS CONVÊNIOS - A prefeitura de Ji-Paraná também assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para cascalhamento de estradas rurais, no valor de R$ 1,2 milhão e outro convênio, no valor de R$ 266 mil para a aquisição de um caminhão com câmara fria para atender os produtores rurais, oriundos do Ministério da Agricultura. Também assinou um convênio de R$ 507 mil para a construção de portais turísticos de identificação de rodovias, recursos oriundos do Ministério do Turismo.

O prefeito Jesualdo Pires (PSB) agradeceu o apoios dos parlamentares que destinaram as emendas e destacou a importância de uma bancada forte trabalhando unida com a prefeitura e com a Câmara de Vereadores. “Estamos fazendo a nossa parte, apresentando os projetos e reivindicando recursos, mas é com o apoio político da Câmara de Vereadores e da bancada federal em Brasília que estamos viabilizando os recursos necessários para realizá-los”, frisou Jesualdo.

O prefeito de Ji-Paraná destacou a importância de a cidade ser tomada como modelo para a realização do projeto piloto do programa nacional de estradas vicinais. “Agradecemos a distinção feita pelo senador Acir Gurgacz e pelo ministro Pepe Vargas e vamos fazer com que esta obra sirva de bom exemplo para todo o Brasil”, disse o prefeito Jesualdo Pires.O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), que também é secretário de Planejamento, destacou a parceria inédita entre prefeitura, governo do Estado e governo federal para a pavimentação de estradas rurais. “Não será uma pavimentação padrão de uma rodovia federal, mas com a estrada rural asfaltada vamos economizar muito na sua manutenção, pois hoje temos que fazer o cascalhamento todo ano e patrolar com frequência”, frisou Marcito.

O vereador Jessé Mendonça Bittencourt (PDT) destacou a importância da pavimentação asfáltica das linhas rurais para ampliação da produção rural e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. “Quando a gente leva essas melhorias até o campo, o agricultura fica mais estimulado em permanecer na lavoura, em ampliar a produção, pois vê que está recebendo atenção do poder público e isso é muito bom para a economia de nossa cidade”, disse.

Seminário da Comissão de Agricultura que discutiu novo rural
CRUZADA - A cruzada do senador Acir Gurgacz em nome das estradas vicinais tem como marco inicial um seminário do ciclo de debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, no dia 22 de março de 2013, em que foram apresentados os resultados preliminares do projeto de pesquisa e extensão rural “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”, desenvolvido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICCA) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob coordenação da economista e socióloga Tânia Bacelar.

Os dados preliminares da pesquisa indicavam que o Brasil é muito mais rural do que se imagina, pois mais de 40% da população brasileira seria considerada rural e poderia ser enquadrada nas políticas de fomento às atividades agropecuárias, como o crédito rural, a assistência técnica e a construção de estradas vicinais.
“Constatamos uma concentração de investimentos públicos nas áreas urbanas das metrópoles e o meio rural das pequenas cidades sofre com estradas de péssima qualidade e dificuldades de acesso aos bens e serviços”, salientou Tânia Bacelar na ocasião. A economista e socióloga propôs uma releitura do rural contemporâneo e questionou as políticas públicas para o mundo rural. “O meio rural não reivindica apenas política agrícola e agrária, mas também políticas de saúde, educação, comunicação, de transportes, e outras”, frisou.

O senador Acir Gurgacz, destacou em pronunciamento feito em 26 de março do ano passado, que “é necessário um esforço maior do governo para transformar o meio rural em um local bom de viver”. “A falta de infraestrutura contribui para a imagem negativa que se tem do campo, o que contribui para o êxodo rural", frisou Acir. O senador rondoniense salientou que a agricultura brasileira vai bem, porém ainda falta assistência técnica para o pequeno agricultor familiar e infraestrutura para o escoamento da safra. “Faltam estradas em boas condições e centros de comercialização dos produtos para escoar a produção com mais facilidade e com custo mais baixo”, ressaltou Acir.


PARCERIA - As estradas rurais canalizam a produção agrícola para um sistema viário de nível superior, que são as rodovias estaduais e federais. Assim, fazem a ligação com os centros de armazenamento, consumo, comercialização ou exportação e asseguram o acesso a núcleos populacionais. Essas estradas municipais interligam a maioria dos pólos agropecuários estaduais, e as prefeituras sozinhas não têm condições para manutenção, por isso, a proposta de união das forças para sua pavimentação.

“A proposta do programa de estradas vicinais é que o município e o estado preparem a base da estrada, forneçam equipamentos e mão de obra, e o governo federal entre com os recursos financeiros para aquisição da matéria-prima para a produção do asfalto usinado, como a emulsão asfáltica, o CBUQ [Concreto Betuminoso Usinado a Quente] e a pedra brita, que são necessários para formar o asfalto”, detalhou Acir.

O senador acrescenta que, em razão das condições precárias das estradas vicinais, vários agricultores têm prejuízos para escoar seus produtos até a agroindústria, até as feiras, centros de distribuição ou mesmo até o comércio da cidade. O senador ressaltou também que a precariedade dessas estradas aumenta o custo do frete e pesa no preço final do produto. “Quanto pior a condição da estrada mais caro é o frete e mais caro é o produto nas feiras e prateleiras dos supermercados. Portanto, ao melhorar as condições das estradas vicinais, vamos melhorar a qualidade de vida do nosso produtor, que terá acesso facilitado aos centros urbanos, como também vamos melhorar o preço dos produtos nos supermercados”, ressalta.

2 comentários:

  1. Já não e de hoje que sonhamos com melhorias na estrada da linha 12 do Itapirema que no governo do Bianco fomos esquecidos mas na Administração atual houve significativas mudanças, é sabido também que o empenho e agora já em faz de iniciação e um projeto piloto do Programa Nacionais de Estradas Vicinais como da pavimentação da linha 12 do Itapirema é uma conquista do Senador Acir Gurgacz para uma melhor escoação de produtos agrícolas e não somente isso como também uma valorização em todas as propriedades e outras inúmeras vantagens adicionadas nessa comunidade, nós por aqui já havíamos ouvido alguma coisa sobre o empenho do Senador Acir Gurgacz a essa intensão do asfaltamento quando da visita do amigo Waldemir Machado Papatudo e Vanuza N. Machado antes da mídia. uma vez que eles estiveram aqui em casa numa reunião antes das eleições em campanha pró Acir Gurgacz e Airton Gurgacz. Só que agora antes mesmo do nascimento desse filho tão desejado o nosso governo municipal quer meio que abortar esse empreendimento relevante colocando em pró de algumas pessoas ou seja de 12 quilômetros transformando para 3 quilômetros isso com certeza se tornará em outro Anel Viário da região e a verba com certeza será desviada para outros fins. tudo isso por causa da topografia que a prefeitura insiste em fazer apenas treis quilômetros e os moradores dos 9 quilômetros restantes não tem os mesmo direitos, por acaso também não são eleitores que no meu caso apoiei o nobre Senador e o vosso irmão. Estamos mobilizando por aqui pessoas pra acompanhar de perto essa manobra política que com certeza não tem o aval do Senador Acir Gurgacz Aguardo vossa posição sobre o assunto por que antes mesmo do nascimento de um sonho para muitos já está se tornando um pesadelo...e ainda mais Senador uma ponte ficou abarroada uns dois anos e agora a sua reconstrução está sendo em madeira pelo o que me consta a lei orgânica do município não se pode mais construir em madeira ainda mais como o projeto de asfalto passando por lá como ficamos....

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  2. SEXTA POSTAGEM:A pavimentação da linha rural Itapirema será executada como projeto piloto do Programa Nacional de Estradas Vicinais, do MDA, que foi discutido no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, da qual Gurgacz é vice-presidente, e com técnicos e dirigentes do MDA. “Iniciamos essa discussão na Comissão de Agricultura do Senado e levamos a proposta para o governo da presidenta Dilma, sendo que o ministro Pepe Vargas, do MDA, que já estava trabalhando numa proposta semelhante, determinou a pronta criação do programa nacional de estradas vicinais”, detalhou Acir. “Para iniciar o programa, empenhamos uma emenda de R$ 30 milhões no Orçamento de 2014, para que o programa pudesse ser iniciado logo no início deste ano, e vamos começar com este projeto piloto em Rondônia”, frisou Acir.
    OUTROS CONVÊNIOS- A prefeitura de Ji-Paraná também
    A assinatura da ordem de serviço ocorreu às 10h da manhã na prefeitura de Ji-Paraná. Pelo convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal serão pavimentados 12 quilômetros da linha rural. O valor da obra será de aproximadamente R$ 2,3 milhões. O empenho de emenda do senador Acir Gurgacz, com recursos do MDA, é no valor de R$ 2.020.342,12. A prefeitura entra com contrapartida de R$ 85 mil e o governo do estado também auxilia com equipamentos e a usina de asfalto, sendo que os valores totais da obra ainda não foram contabilizados e o projeto está sendo finalizado para licitação. - Então como podemos ver no blá blá blá é uma coisa agora no pega pra capá é outra totalmente diferente onde entra a politicagem misturada com sacanagem e no final so sai bobagem e mais uma obra que vai virar palaque pra eleições e reeleições futuras isso sim se nos aqui da linha itapirema nos calarem ou nos acomodarmos em uma solução para poucos ou pessoais gostaria que os tão estilosa mentes estão na foto posicionassem a respeito desse manobra depreciativa de uma obra tão importante pra muitos que que seria de 12 quilômetros e está se transformando com a sua minimização de 3 quilômetros pra poucos moradores felizardos dessa tão extensa linha...ME AJUDA AI!!!!!!!!!!!!!!!!! Até agora só o vereador Lincoln Astre Astre se pronunciou enquanto que na sua maioria estão caladinhos por que não assim em época de pedir votos....Luiz Carlos Gomes Dos Santos Júnior Do Postinho Marcia Regina Joziel Carlos de Brito Romildo Pereira Solange Pereira Acir Gurgacz Portaljipa Portaljipa algo me leva crer que vereadores aqui em ji paraná só servem pra aparecer em fotos que está prestes a iniciar ou acabando é ruim em!!!!!!

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