quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Acir convoca diretor do Dnit para explicar situação da 364



Requerimento apresentado pelo senador Acir Gurgacz foi aprovado ontem na Comissão de Agricultura, onde senadores demonstraram preocupação com situação da rodovia, principal rota de escoamento da safra da região Centro-Oeste via Porto Velho

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou, ontem, requerimento de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT), subscrito pelos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Blairo Maggi (PR-MT), convocando o diretor presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Jorge Fraxe, para explicar a demora no processo de licitação das obras de revitalização da BR-364, que liga a região Norte ao Centro do País. A audiência foi agendada para o dia 1º de março na Comissão de Agricultura do Senado, em Brasília.

O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura, explicou aos demais senadores que a rodovia está em péssimas condições de trafegabilidade e corre risco de ser interditada a qualquer momento, visto que alguns pontos apresentam crateras causadas pelas chuvas, buracos na pista, adensamento e falta de acostamento, entre outros problemas. “Não podemos esperar mais 120 dias para que haja uma solução para a BR-364, precisamos de uma resposta imediata para os problemas na rodovia e o início das obras de revitalização o mais rápido possível”, frisou Acir. “Esperamos com paciência uma ação do Dnit nos dois últimos anos e agora precisamos de uma solução definitiva, caso contrário teremos que abrir uma CPI para saber o que está acontecendo no Dnit”, protestou.

O senador fez o alerta de que o tráfego na rodovia deve aumentar nos próximos dias, por conta do escoamento da safra de soja do Cone Sul de Rondônia e do Mato Grosso, além da chegada das turbinas e equipamentos pesados para as usinas hidrelétricas do rio Madeira. “A BR-364 já não tem mais capacidade de suportar esse tráfego pesado e sem o reforço estrutural previsto no projeto de revitalização ela entrará em colapso, por isso a urgência no início das obras”, detalhou Acir.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), vice-presidente da Comissão de Agricultura, reforçou a necessidade de restauração da BR-364. “Esta é uma obra necessária para que os resultados da agricultura brasileira, que passam em boa medida pelo escoamento de grãos via Porto Velho, continuem sendo positivos”, observou Moka.

O parlamentar reforçou que a rodovia é importante também para a exportação de carne bovina, que responde pela metade do PIB de Rondônia, e o escoamento dos produtos da agricultura familiar da região. “A economia da região Centro-Oeste e Norte do País sofre com as atuais condições da BR-364 e precisamos da intervenção urgente do governo federal”, salientou Moka.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apoiou o requerimento, argumentando que tem cobrado constantemente do governo federal os reparos necessários na BR-364. O senador Blairo Maggi (PR-MT) lamentou que problemas de infraestrutura façam a agricultura brasileira perder competitividade. Blairo manifestou apoio à convocação do diretor do Dnit. “Precisamos saber o que está emperrando a licitação dessa obra, que faz parte do PAC e é aguardada há muito tempo pela população da região Norte e Centro-Oeste do País”, disse.

TRECHOS

O senador Acir Gurgacz disse que todo o trajeto da rodovia entre o Mato Grosso e o Acre está em situações precárias. Os trechos em situação mais grave, segundo Gurgacz, estão entre Pimenta Bueno e Ji-Paraná, onde os buracos oferecem risco real à vida dos motoristas. O senador também manifestou preocupação com a situação da rodovia nas proximidades de Ariquemes, no km 493, onde uma cratera com mais de 15 metros de profundidade se formou com o desbarrancamento do aterro que cobre as manilhas que escoam água para um córrego. “A rodovia precisa urgente dessa reforma completa”, disparou.

Na terça-feira, 7, em audiência com a bancada federal,  ao ouvir o relato do deputado Padre Tom sobre os pontos críticos da rodovia e sobre a ausência de manutenção, o diretor do Dnit, Jorge Fraxe, ameaçou romper o contrato com a empresa responsável pelo serviço. Ele pediu um levantamento da situação ao superintendente do Dnit em Rondônia e disse: “Se a empresa estiver embromando vou avisar o SICAF (Cadastro de Fornecedores) e mandar embora. Chega de trabalhar com picareta”. Na ocasião, Fraxe admitiu que a licitação da rodovia poderia ter sido resolvida no ano passado, mas houve ‘um cochilo’. Ele assegurou que empreenderá todos os esforços para que os processos tenham agilidade neste ano.

AUDIÊNCIAS

A Comissão de Agricultura também aprovou requerimentos para a realização de diversas audiências, em março, que irão discutir a demarcação de terras indígenas em todo o País; a situação dos agricultores brasileiros no Paraguai, os chamados brasiguaios; o seguro rural para os agricultores em situações de seca e tragédias naturais; e a situação da produção de café em Rondônia.


Fonte: Assessoria de Imprensa

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