Requerimento apresentado pelo
senador Acir Gurgacz foi aprovado ontem na Comissão de Agricultura, onde senadores
demonstraram preocupação com situação da rodovia, principal rota de escoamento
da safra da região Centro-Oeste via Porto Velho
A
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou, ontem, requerimento
de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT), subscrito pelos senadores Valdir
Raupp (PMDB) e Blairo Maggi (PR-MT), convocando o diretor presidente do
Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Jorge Fraxe, para explicar a
demora no processo de licitação das obras de revitalização da BR-364, que liga a
região Norte ao Centro do País. A audiência foi agendada para o dia 1º de março
na Comissão de Agricultura do Senado, em Brasília.
O
senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura, explicou aos
demais senadores que a rodovia está em péssimas condições de trafegabilidade e
corre risco de ser interditada a qualquer momento, visto que alguns pontos
apresentam crateras causadas pelas chuvas, buracos na pista, adensamento e
falta de acostamento, entre outros problemas. “Não podemos esperar mais 120
dias para que haja uma solução para a BR-364, precisamos de uma resposta
imediata para os problemas na rodovia e o início das obras de revitalização o
mais rápido possível”, frisou Acir. “Esperamos com paciência uma ação do Dnit
nos dois últimos anos e agora precisamos de uma solução definitiva, caso
contrário teremos que abrir uma CPI para saber o que está acontecendo no Dnit”,
protestou.
O
senador fez o alerta de que o tráfego na rodovia deve aumentar nos próximos
dias, por conta do escoamento da safra de soja do Cone Sul de Rondônia e do Mato
Grosso, além da chegada das turbinas e equipamentos pesados para as usinas hidrelétricas
do rio Madeira. “A BR-364 já não tem mais capacidade de suportar esse tráfego
pesado e sem o reforço estrutural previsto no projeto de revitalização ela
entrará em colapso, por isso a urgência no início das obras”, detalhou Acir.
O
senador Waldemir Moka (PMDB-MS), vice-presidente da Comissão de Agricultura,
reforçou a necessidade de restauração da BR-364. “Esta é uma obra necessária
para que os resultados da agricultura brasileira, que passam em boa medida pelo
escoamento de grãos via Porto Velho, continuem sendo positivos”, observou Moka.
O
parlamentar reforçou que a rodovia é importante também para a exportação de
carne bovina, que responde pela metade do PIB de Rondônia, e o escoamento dos
produtos da agricultura familiar da região. “A economia da região Centro-Oeste
e Norte do País sofre com as atuais condições da BR-364 e precisamos da intervenção
urgente do governo federal”, salientou Moka.
O
senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apoiou o requerimento, argumentando que tem
cobrado constantemente do governo federal os reparos necessários na BR-364. O
senador Blairo Maggi (PR-MT) lamentou que problemas de infraestrutura façam a
agricultura brasileira perder competitividade. Blairo manifestou apoio à
convocação do diretor do Dnit. “Precisamos saber o que está emperrando a
licitação dessa obra, que faz parte do PAC e é aguardada há muito tempo pela
população da região Norte e Centro-Oeste do País”, disse.
TRECHOS
O
senador Acir Gurgacz disse que todo o trajeto da rodovia entre o Mato Grosso e
o Acre está em situações precárias. Os trechos em situação mais grave, segundo Gurgacz,
estão entre Pimenta Bueno e Ji-Paraná, onde os buracos oferecem risco real à
vida dos motoristas. O senador também manifestou preocupação com a situação da
rodovia nas proximidades de Ariquemes, no km 493, onde uma cratera com mais de
15 metros de profundidade se formou com o desbarrancamento do aterro que cobre
as manilhas que escoam água para um córrego. “A rodovia precisa urgente dessa
reforma completa”, disparou.
Na
terça-feira, 7, em audiência com a bancada federal, ao ouvir o relato do deputado Padre Tom sobre
os pontos críticos da rodovia e sobre a ausência de manutenção, o diretor do
Dnit, Jorge Fraxe, ameaçou romper o contrato com a empresa responsável pelo
serviço. Ele pediu um levantamento da situação ao superintendente do Dnit em
Rondônia e disse: “Se a empresa estiver embromando vou avisar o SICAF (Cadastro
de Fornecedores) e mandar embora. Chega de trabalhar com picareta”. Na ocasião,
Fraxe admitiu que a licitação da rodovia poderia ter sido resolvida no ano
passado, mas houve ‘um cochilo’. Ele assegurou que empreenderá todos os
esforços para que os processos tenham agilidade neste ano.
AUDIÊNCIAS
A
Comissão de Agricultura também aprovou requerimentos para a realização de
diversas audiências, em março, que irão discutir a demarcação de terras
indígenas em todo o País; a situação dos agricultores brasileiros no Paraguai,
os chamados brasiguaios; o seguro rural para os agricultores em situações de
seca e tragédias naturais; e a situação da produção de café em Rondônia.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
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