segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Educação integral e federalização do ensino

Senador Acir Gurgacz *

A melhoria constante da educação pública tem sido uma de nossas preocupações há muito tempo. É uma preocupação minha, de meu partido, o PDT, e de muitas pessoas que militam na vida pública. Infelizmente, não existe fórmula mágica para melhorar a educação de uma hora pra outra. O importante, portanto, é termos propostas que atenda às necessidades de uma formação cidadã e libertadora, e que possa auxiliar o País em seu projeto de desenvolvimento.

No Brasil, algumas instituições, alguns Municípios e até mesmo alguns Estados possuem iniciativas inovadoras na área educacional. Infelizmente, essas experiências são isoladas e acabam por aumentar ainda mais a desigualdade entre o nível educacional de um lugar para outro, de uma escola para outra. Falta, portanto, um projeto nacional de educação para fundamentar em bases sólidas o desenvolvimento da Nação brasileira. Hoje, nossa economia cresce aos olhos do mundo, mas precisamos nos firmar sobre as bases sólidas da educação.

Para isso é necessário que façamos um grande esforço político para empreender uma transformação profunda na educação brasileira, com a adoção da educação integral em escala nacional e a federalização do ensino fundamental, propostas muito bem formuladas e experimentadas por nossos líderes educacionistas Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Cristovam Buarque.

Quando falamos de educação integral, estamos sim nos referindo a escola em tempo integral, mas o conceito da proposta vai muito além do tempo em que as crianças devem ficar na escola. Entendemos que uma proposta de educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano e que contemple as suas relações com a sociedade contemporânea. Ela tem que ser integral e integradora das crianças ao seu tempo e ao mundo moderno, onde as novas tecnologias oferecem oportunidades múltiplas para o processo de ensino-aprendizagem.

Ela deve ser em tempo integral por com das transformações no comportamento humano e no mercado de trabalho, visto que atualmente as mães exercem atividade profissional e não estão mais tão presentes na educação de seus filhos. Assim, nossas crianças precisam ser atendidas pelo Estado, em dois turnos, com atividades educativas e complementares, enquanto os pais trabalham. Eu sei o tamanho do desafio e as dificuldades que enfrentaremos para adaptar todas as escolas, mas temos de começar com escolas que sirvam de modelo para a implantação em todo o País.

Ao mesmo tempo, precisamos de uma educação mais igualitária em todo o País, onde não haja diferença no ensino oferecido no Sul e no Norte. As condições de igualdade devem ser estabelecidas pelo topo, com uma educação integral e de qualidade para todos os brasileiros. E o melhor caminho termos mais igualdade na educação e equilíbrio nas oportunidades oferecidas a toda a população brasileira é a federalização do ensino fundamental.

Defendemos a federalização porque entendemos que as prefeituras e governos estaduais não possuem condições técnicas e financeiras de implantar esse modelo de educação, que passa pela qualificação e o pagamento de melhores salários aos profissinais da educação. Este ano, vamos promover este debate com toda sociedade brasileira e reunir forças para que possamos colocar em prática estas propostas.
Uma boa semana a todos!

* O senador Acir Gurgacz é líder do PDT no Senado e presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

Um comentário:

  1. A federalização do ensino fundamental não é necessária nem aconselhável. Basta que a educação básica seja prioridade e que os recursos federais sejam repassados aos municípios de maneira justa.

    ResponderExcluir