Senador Acir Gurgacz reforçou ao novo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, pedido feito em 2011 para a construção de sete minicentros olímpicos em Rondônia
O senador Acir Gurgacz (PDT) esteve ontem em audiência com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para pleitear a construção de sete minicentros olímpicos em Rondônia. A proposta já tinha sido apresentada pelo senador ao ex-ministro Orlando Silva, em 2011, que até a sua saída do ministério não tinha dado uma resposta positiva ao pleito.
O senador Acir Gurgacz acredita que agora há chances reais de conseguir a viabilização destes minicentros olímpicos. “Estamos trabalhando para que os sete centros sejam construídos, mas ficaremos satisfeitos se o Ministério dos Esportes estabelecer um cronograma em que dois ou três centros esportivos sejam construídos ainda neste ano”, frisou Acir.
O ministro Aldo Rebelo se comprometeu em tentar encaixar o pleito de Rondônia no Orçamento da pasta para este ano, pelo menos em parte. Rebelo considerou que há possibilidade técnica e legal para isto, uma vez que os projetos dos sete minicentros olímpicos para Rondônia já estão cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov) e a proposta está dentro das metas do Ministério e do Governo Federal para 2016, quando o País sediará pela primeira vez os Jogos Olímpicos. Ele prometeu uma resposta definitiva para março.
As cidades que podem ser contempladas com a construção dos empreendimentos esportivos são: Cacoal, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho e Vale do Paraíso. Cada minicentro olímpico terá o custo de R$ 2 milhões, totalizando um investimento de R$ 14 milhões em Rondônia.
Os minicentros olímpicos terão infraestrutura completa para possibilitar a prática do esporte como ferramenta educacional. Cada minicentro olímpico terá quadra coberta, piscina semiolímpica, quadra de areia, pista de atletismo, vestiários, lanchonete, entre outros equipamentos voltados para a prática esportiva. A contrapartida das prefeituras será de 2%.
A expectativa, segundo o senador Acir Gurgacz, é que a iniciativa viabilize a aplicação de novas políticas públicas nas áreas de esporte e lazer nos municípios. “Estes centos esportivos vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população da população local, que poderá participar de variadas modalidades esportivas, além de servirem de pólo para formação de atletas”, frisou Gurgacz.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário