quarta-feira, 3 de julho de 2013

A revolução do passe livre

Passe livre para estudantes pode reduzir
em 13% a passagem de onibus em todo
o Brasil e reduzir a inflação
 
Apresentamos nesta terça-feira em um projeto de lei que institui o passe livre para estudantes em todo o Brasil, uma emenda que propõe a unificação de planilhas de custos das empresas de transporte coletivo e tarifa única. Por que isso?
Hoje em dia é possível fazer com que empresas de transporte coletivo em todo o Brasil tarbalhem com a mesma previsão de despesas baseada em uma fórmula matemática (o que muda é apenas a quantidade de passageiros, tamanho dos percursos e valores de alguns insumos).
Com isso, poderemos criar o cenário para mudar a regra do jogo da gratuidade e da meia passagem para estudantes. Como funciona hoje? Hoje os passes e meios passes dos estudantes são pagos com o rateio entre os restantes dos passageiros pagantes, os trabalhadores. Como pode começar a funcionar? Com o rateio sendo feito com todos os contribuintes.
Mas calma! Isso não quer dizer aumentar impostos. Nada disso. A matemática é simples.
Existem mais contribuintes do que passageiros de ônibus, certo? Então essa conta vai ser dividida entre muito mais gente, sobrando apenas um pouquinho de conta para cada um pagar.
E o que isso significa?
Significa que com isso o preço global da passagem de ônibus em todo o Brasil (todos calculados com a mesma fórmula) vai ficar mais baixo, em até 13%!
Com passagens mais baratas, cai o custo do transporte, dos vale-transportes que as empresas pagam e, ao invés de inflação, teremos deflação. E com tudo isso, não será preciso aumentar impostos.
A conta, sendo paga por todos, vai cair tanto que vai até gerar vantagens para todo mundo.
 

Um comentário:

  1. É como diz Aline, da cidade das Pirâmides - Equilíbrio, estado de loucura! Aline explica a situação atual do mundo. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=ULWkvCMoCos&feature=share Viver com alegria, mas na lucidez, com equilíbrio. Abraços.

    ResponderExcluir