terça-feira, 16 de julho de 2013

Pronunciamento do senador Acir Gurgacz sobre as investigações policiais que envolvem políticos de Rondônia


Senhor presidente,
Senhoras e senhores senadores,
Caros amigos e amigas de Rondônia que nos acompanham pela TV Senado,

Mais uma vez acompanhamos uma operação policial no Estado de Rondônia envolvendo novamente deputados estaduais e vereadores de Porto Velho, acusados de participarem de esquemas de corrupção, e desta vez, também de envolvimento com o tráfico de drogas, algo que eu tenho combatido como posso em Rondônia.

O que acontece em Rondônia é muito ruim para o Estado, principalmente para a população que é ordeira e tem contribuído para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado. No entanto, volta e meia esta população se decepciona com os políticos que elege, quando descobre que eles passaram a fazer parte  de esquemas de corrupção que tentam de todas as formas se infiltrar e se manter no poder.  

O lado bom destas operações da Polícia Civil, da Polícia Federal e do Ministério Público, é que elas acabam revelando a verdadeira face de certos políticos, que na verdade não são políticos, mas sim bandidos infiltrados na política. Bandidos que tem que ir para cadeia, para bem longe da vida pública.

Evidente que não ficamos contentes quando essas notícias mancham a reputação de nosso Estado, mas pior seria se nada fosse feito. Tenho certeza que as investigações que levaram à prisão de traficantes e de alguns vereadores, e ao afastamento de deputados estaduais, serão confirmadas pela Justiça, e os que realmente estão envolvidos com o crime serão condenados, presos e afastados da política.

Os tempos são outros, são de renovação, de participação direta do cidadão na política, e isso exige responsabilidade e compromisso social dos políticos e dos gestores públicos. Eu sempre convido as pessoas de bem a participarem da política, pois é certo que na medida em que as pessoas de bem não participam, os mal intencionados governam. Os bandidos ocupam os espaços nos parlamentos e nos governos. Precisamos reverter essa lógica e, para isso, precisamos ampliar a participação das pessoas de bem na política.

Creio que as manifestações que ocorreram recentemente nas ruas de todo o Brasil despertaram a população para a necessidade de participação direta nas decisões das cidades, dos Estados, do País e dos seus respectivos governos. Estas manifestações mostraram a força da sociedade organizada, mas também o desejo de cada cidadão, de cada cidadã, em morar numa cidade melhor, num País mais justo e de ter um governo sem corrupção.

Precisamos usar essa capacidade de mobilização e organização para atingir objetivos positivos para a coletividade, para a nossa cidade, para o nosso Estado e para o nosso País. Os caminhos para chegar a tais resultados são vários e passam sempre pelas vias democráticas. Passam pela participação comunitária na associação de rua, de bairro ou nos conselhos municipais. Passam pelo voto, pela decisão de escolher bem o seu candidato a vereador, a prefeito, deputado, senador, a governador e presidente, e de participar ativamente do processo político.

Temos que fortalecer as instituições democráticas e aperfeiçoar as formas de participação para que haja maior controle social sobre a gestão pública. Mas para isso é preciso que as pessoas de bem se apoderem de sua capacidade política de participar, de serem agentes ativos no processo político.

O Estado de Rondônia precisa acordar para enxergar os problemas que atrapalham a boa gestão pública e o seu desenvolvimento. Precisamos encarar de frente estes problemas e passar Rondônia a limpo. Não podemos recuar e nem voltar para trás.

Temos que seguir em frente, mesmo com ameaças de adversários políticos que já começam a praticar terrorismo em nosso Estado, principalmente em cima de empresários, com perseguições e ameaças. Por isso tudo, é que peço ao governador de Rondônia e as autoridades policiais que não se intimidem, que não parem, que continuem com este trabalho de passar Rondônia a limpo.

O combate à corrupção tem que ser forte em Rondônia, ninguém aguenta mais esta situação. A população, os trabalhadores, funcionários públicos, comerciantes e empresários, enfim, as pessoas de bem já não aguentam mais este cenário de insegurança, de instabilidade política que acaba afetando a todos. Nosso Estado tem um grande potencial econômico, já é uma potência agrícola, mineral, energética e florestal, mas podemos avançar muito na consolidação de uma agroindústria moderna, na indústria de transformação e na prestação de serviços. Mas para isso precisamos afastar de vez estes tumores da corrupção, do tráfico de drogas, da violência e da instabilidade política.

O nosso povo merece respeito e o Estado de Rondônia precisa de pessoas comprometidas com o seu desenvolvimento e com um futuro melhor para todos.Já demonstrei por meio de ações, de políticas públicas, e do constante diálogo com a população, que é possível exercer a política de uma forma diferente. É possível a execução de  obras sem super-faturamento, e, mesmo assim, termos obras bem feitas, com sobras de recursos, desde que haja compromisso dos gestores públicos e a fiscalização dos parlamentares e da sociedade, para que não haja desvio de função, nem de dinheiro público. Este é o nosso grande desafio e Rondônia não pode parar e nem voltar para trás.

Ao longo de meu mandato como senador tenho buscado fazer isso de forma constante. Quantas boas soluções foram obtidas através das audiências públicas que realizamos por meio da Comissão de Agricultura, por exemplo. Recentemente, após uma audiência pública realizada em Jaru, tratando sobre a regularização fundiária em Rondônia, as pessoas que lá estiveram puderam falar de seus problemas para ter acesso a financiamentos públicos devido à falta de título de propriedade da terra. Nos empenhamos em buscar uma solução e, em pouco tempo conseguimos, através de gestão junto ao Banco do Brasil, resolver esse problema, possibilitando aos posseiros de terra e assentados da reforma agrária obterem financiamentos do Pronaf.

Senhor presidente, caros amigos e amigas de Rondônia e de todo o Brasil, temos que deixar para trás aquele velho ditado que diz que 'política não se discute', pois não existe sociedade politizada sem discussão.
Por isso que eu digo e repito: ao invés de falarmos sempre que 'política não se discute', devemos dizer 'é conversando que a gente se entende'. E essa conversa deve ser sobre política, pois todos nós dependemos dessa importante ferramenta para a vida em coletividade. É disso que é feito a democracia. E quando a exercemos em sua plenitude, com transparência e compromisso social, conseguimos identificar o joio no meio do trigo. Conseguimos separar o bom político do mal intencionado, aliado do crime, do tráfico de drogas e que só pensa em se apropriar do poder para ter vantagens pessoais.

Senhor presidente,
Eram essas as minhas considerações.
Senador Acir Gurgacz, líder do PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário