terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amazônia como motor do desenvolvimento

A região Norte do Brasil é cenário, hoje, de uma série de investimentos. As maiores obras do Plano da Aceleração do Crescimento, o PAC, estão em Rondônia - as usinas do Rio Madeira. Novas ferrrovias, rodovias e hidrovias devem transformar a nossa parte do país em uma via de exportação para os países que estão para lá do Oceano Pacífico. Isso é um grande impulso não somente para a nossa região, mas para o Brasil inteiro.
Desviar dos portos do Sul e Sudeste produtos que vão para o outro lado do mundo não representa enfraquecer o rendimento daqueles terminais, mas sim reduzir a necessidade de investimento em portos que hoje não são mais capazes de atender a demanda de exportação e importação do Brasil (principalmente de exportação).
Não é segredo para ninguém, os noticiários mostram essa realidade, que no porto de Santos, por exemplo, é comum a formação de filas de caminhões, assim como em outros terminais os navios que chegam precisam esperar até semanas para poder atracar.
Novos investimentos precisarão ser feitos, com certeza, mas em menor monta, e com a vantagem de uma saudável diversificação brasileira em termos de entrada e saída de produtos.
Isso é bom para o país?
É claro que sim. Ainda mais se estivermos preparados para transitar com esses produtos, dentro do país, a baixos custos.
Desta forma, a Amazônia se revela cada vez mais como solução para toda a nação, e não mais como um problema, não mais como uma região a ser carregada nas costas pelo resto do país. Isso desonera a todos.
Vimos isso acontecer com o Nordeste. Industrialização e turismo mudaram a cara da região que durante muito tempo teve a seca como grande entrave para seu desenvolvimento. Bastou mudar de foco e hoje o nordeste vive um grande avanço econômico, com muita oferta de empregos e oportunidades.
A vocação agrícola da Amazônia, com todo o respeito ao meio ambiente, a ampliação de seu complexo industrial e investimentos em transportes e energia fazem da região Norte a bola da vez, o motor (não poluente) de uma economia brasileira cada vez mais forte.
Esse é o Brasil do futuro de que tanto ouvimos falar em nossa geração.
Esse é o país desenvolvido que estamos entregando para nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário