quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aprovada autorização para Executivo criar fundo para proteção de recursos hídricos

Projeto que autoriza o Executivo a criar o Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos foi aprovado nesta quinta-feira (27) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A proposta já passou pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e segue agora para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado de forma terminativa

De acordo com o projeto (PLS 139/2009), de autoria do então senador Sérgio Zambiasi, o fundo visa financiar ações de preservação do solo e da mata ciliar em pequenas propriedades rurais, com o propósito de melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Como fontes de recursos, o projeto sugere, entre outras, dotações orçamentárias e doações de pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou internacionais. O fundo deverá ser gerido por órgão federal, que também terá a atribuição de fiscalizar projetos e programas financiados.

O texto original atribuía essas funções à Agência Nacional de Águas (ANA), mas o relator, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), apresentou emenda prevendo que o Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos "será gerido pelo órgão responsável pela gestão de recursos hídricos da União", sob o argumento de que compete à Presidência da República a organização da administração pública federal.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura, destacou que a criação do Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos irá fortalecer a política e o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos, destinando mais recursos para esse setor estratégico para o planejamento territorial, a gestão ambiental e de recursos hídricos e para a proteção das bacias hidrográficas. “A gestão de recursos hídricos precisa de dotação orçamentária maior e creio que este fundo atenderá em parte essa necessidade”, frisou  

Ao apoiar a matéria, a senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou prejuízos à sociedade resultantes da poluição e do assoreamento de rios no país. Para ela, a proposta pode estimular novas políticas de proteção ambiental. “Em boa hora chega um projeto com essa iniciativa, que poderá servir para o governo como um indicador para políticas públicas que visem estimular a preservação e a defesa dos nossos recursos hídricos”, disse, ressaltando que se trata de um projeto autorizativo.

Senador Waldemir Moka, relata projeto que cria o Fundo de Proteção aos Recursos Hídricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário