segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARTIGO - Educação no campo é a salvação da lavoura

Senador Acir Gurgacz *

A educação é a base para o desenvolvimento humano e de uma nação e não poderia ser diferente no meio rural. O desenvolvimento de nossa agricultura depende de investirmos na educação dos filhos de nossos agricultores. E tem que ser uma educação diferenciada para que eles possam permanecer no campo com igualdade de condições do meio urbano.

O cenário educacional na zona rural é preocupante. Segundo dados do Ministério da Educação, 23,18% da população com mais de 15 anos que vive no campo é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. Alunos e pais sofrem com a precariedade de acesso para chegar às escolas, problemas de infraestrutura e, principalmente, a falta de educação específica adequada ao meio rural.

De acordo dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) 37.776 estabelecimentos de ensino rurais fecharam as portas nos últimos dez anos. A estruturação de uma política nacional que envolvesse os moradores do campo tem sido uma reivindicação antiga dos agricultores, dos movimentos sociais e de professores de todo o Brasil.

O lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), no final de março pela presidenta Dilma Rousseff, é uma resposta do governo para atender essa necessidade. A presidenta afirmou que o Pronacampo irá receber R$ 1,8 bilhão de investimentos para melhoria do ensino nas áreas rurais do país. O projeto beneficiará mais de 30 milhões de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e rurais em todo o país, segundo informações do governo. O programa atenderá aqueles que querem estudar e trabalhar no campo, sem precisar ir para as cidades para ter uma formação universitária.

Classificado como "audacioso", pela presidenta Dilma, o Pronacampo apresenta três frentes: reforma e construção de escolas, melhores condições de transporte e formação de professores. Em Rondônia, assim como em todo o Brasil rural, comemoramos o lançamento do Pronacampo como a ‘salvação da lavoura’. Aguardamos com ansiedade sua implantação e esperamos que ele atenda às necessidades do agricultor rondoniense.

Há muito tempo nossas escolas rurais estão abandonadas e os alunos precisam percorrer grandes distâncias, atravessar rios e estradas em péssimas condições para ter acesso à educação nas cidades. Atento à política nacional e numa ação coordenada com o governo federal, o governador Confúcio Moura lançou este ano o programa ‘Mais Educação’, de apoio à educação integral, que oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais.

Entendo que a educação tem um papel estratégico e transformador na sociedade, e precisa ser garantida a todos os brasileiros. Como a presidenta Dilma falou na apresentação do Pronacampo, “ele faz parte do esforço do governo em garantir oportunidades para que as novas gerações possam estudar, se desenvolver e transformar este país em uma grande nação". É realmente isso que precisamos.

* O senador Acir Gurgacz é  presidente da Comissão de Agricultura do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário