quarta-feira, 25 de abril de 2012

Plano de ação integrada para retomada da produção de café em Rondônia


Na última sexta-feira, 20, realizamos uma reunião em Ji-Paraná, com o secretário de Agricultura Anselmo de Jesus, e lideranças da agricultura rondoniense, para definir ações estratégicas para a retomada da produção do café no Estado. O trabalho foi realizado em cima das propostas oriundas da audiência pública que realizamos em Cacoal, no dia 30 de março.

Rondônia, que já produziu mais de quatro milhões de sacas de café por ano, registrou declínio nos últimos 10 anos, e hoje sua produção é de cerca de 1,2 milhão de sacas/ano. Fatores como ausência de investimentos e políticas para o setor contribuíram com a crise. O prejuízo gerado com queda na produção é de R$ 600 milhões por ano, sendo R$ 600 mil em arrecadação de ICMS.

Agora, nos estamos trabalhando de forma integrada, em parceria com o governo do Estado e a União para alavancar a produção de café no Estado e melhorar a vida dos agricultores. Precisamos de programas públicos e ações integradas para ajudar os nossos cafeicultores, que 80% estão na chamada agricultura familiar. Precisamos diversificar nossa economia, fortalecendo outras culturas, para que a economia do Estado não dependa apenas da pecuária de corte e de leite.

O objetivo deste plano de ação é fazer com que os agricultores possam retomar o plantio, agora com mais tecnologia, assistência técnica, acesso a crédito e apoio governamental. A meta é que possamos ter a mesma quantidade de produção do passado, mas com uma qualidade superior e mais organização. 

As ações envolvem aumento da assistência técnica, novas tecnologias, registro de variedades genuinamente rondonienses, desenvolvidas pela Embrapa, distribuição de calcário, laboratório de solos, crédito a juro zero para os agricultores familiares e estímulo ao cooperativismo e associativismo, entre outras medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário