segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atrasos em obras do PAC podem resultar em 'apagão estrutural'

Na sexta-feira, no plenário do Senado, fiz pronunciamento alertando para o risco de o País enfrentar “um apagão estrutural” com o atraso nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Os maiores percalços estão nas áreas de transporte e saneamento.

Na área de saneamento, estudo do Instituto Trata Brasil detectou a conclusão – em dezembro de 2011 - de apenas 7% das 114 obras de coleta e tratamento de esgoto previstas para municípios com mais de 500 mil habitantes. Esse levantamento revelou ainda paralisação ou atraso em 60% desses projetos, orçados em R$ 4,4 bilhões.

A Ferrovia Norte/Sul contabiliza um atraso de 54 meses, a Ferrovia de Integração Centro Oeste, que ligará Goiás aos Estados de Mato Grosso e Rondônia, que ainda não iniciou, contabiliza um atraso de 12 meses.

Até mesmo as duas usinas do Madeira, que estão adiantadas, correm o risco de atrasarem por conta do atraso na restauração da BR-364, que liga Rondônia e o Acre ao Centro do País, e por onde passam todas as peças, materiais e equipamentos para a construção das usinas hidrelétricas.

Meu alerta é o de que precisamos acelerar as obras do PAC sob o risco de enfrentarmos um apagão estrutural e de aumentarmos ainda mais o processo de desindustrialização de nossa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário