segunda-feira, 21 de maio de 2012

DNIT anuncia investimentos no Porto da Capital



Edital de licitação para obras de infraestrutura e para compra de equipamentos deve sair até 30 de junho.

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira, 18, no Senado, investimentos para o Porto Organizado de Porto Velho. Conforme o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Adão Marcondes Proença, o edital de licitação para as obras de infraestrutura no atual porto e para a compra de equipamentos sairá até o final do próximo mês. A notícia foi dada durante o Ciclo de Debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Além do anúncio dos investimentos no atual porto, o diretor do DNIT também confirmou que até 30 de dezembro o governo irá licitar o projeto do novo terminal de cargas de Porto Velho, que será construído há cerca de 10 quilômetros do atual, rio abaixo. A dragagem do rio Madeira, conforme Adão Proença, também ocorrerá ainda esse ano.  Segundo ele, a previsão de investimentos é de R$ 5 milhões para equipamentos e de R$ 22 milhões para as obras de infraestrutura no atual porto.



O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, Ricardo de Sá Vieira, participou do evento no Senado, relatou os estragos e prejuízos causados pelas força das águas do Madeira nos últimos dias, que forçaram a paralisação das atividades por dois dias, e ficou confiante com os anúncios do DNIT.

Sá relatou os prejuízos que o Estado enfrenta por falta de estrutura hidroviária. “Rondônia exporta carne e madeira pelo Porto de Paranaguá e algodão pelo Porto de Belém. O valor gasto com o transporte rodoviário triplica os custos”, lamentou, lembrando que desde 2007 os recursos para melhorias no porto estão previstos, mas não são liberados.

“Nosso porto tem 30 anos. Os equipamentos têm capacidade ultrapassada e condições muito precárias. Precisamos com toda urgência desse investimento no Porto Organizado e na Hidrovia do Madeira”, reforçou Ricardo. O superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski,  reforçou a necessidade de investimentos em Rondônia. “É uma estrutura estratégica para a Amazônia e para todo o Brasil”, disse, referindo-se ao Porto Organizado.

O senador Acir Gurgacz destacou que o Porto é o principal canal de escoamento da safra de grãos e da produção agrícola da região Norte e Centro-Oeste. “Nossa agricultura carece de infraestrutura básica para o escoamento da produção. A logística da região ainda é um limitador para o seu desenvolvimento”, ressaltou Gurgacz. “Por isso nosso porto e a hidrovia do Madeira precisam estar em boas condições”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário