quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Para refletir na Semana do Professor

O dia 15 de outubro, Dia dos Professores, foi um momento muito importante para a sociedade brasileira, repensar o valor do ensino. Mas essa é uma reflexão que devemos fazer todos os dias. Não só a reflexão, mas também ações no sentido de melhorar a educação em nosso País, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Essa é a proposta de um professor que leciona em Porto Velho, capital de meu estado de Rondônia, o professor Altemir Matos, que dá aulas de matemática há 13 anos. Ele, assim como outros educadores, foram citados em uma reportagem especial na imprensa rondoniense, que aborda uma dura realidade dos professores, que é a realidade de todos os educadores deste país: a falta de reconhecimento pelo seu valioso trabalho.
Hoje em dia, centenas e centenas de professores desistem, todos os meses, de sua carreira na educação e buscam trabalho em outros setores, principalmente no comércio.
Esse é um processo que complica ainda mais a situação da educação no Brasil. Enquanto a população cresce a cada ano, cai a oferta de professores no mercado de trabalho. Principalmente, como citei aqui, professores da área das Ciências Exatas, um setor tão importante da educação, que é voltado ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Cito aqui as palavras da secretária de educação de Porto Velho, a professora Francisca Chagas, a Chaguinha, que disse o seguinte:
“A prefeitura de Porto Velho abriu escolas novas para atender a demanda. Abrir novas turmas é necessário, até 2016 precisamos atender todas as crianças de quatro anos que estão fora de sala de aula. Vamos ter que sentar e buscar uma solução, talvez até a abertura de concursos. Muitos professores fazem o concurso e pelo fato do salário não ser bom acabam desanimando e desistindo. Até setembro, mais de 120 professores pediram exoneração, 80% deles passaram em um concurso melhor”
Incomoda muito saber que essa situação não segue uma regra que é praticamente imutável, que é a das leis de mercado.
Ora, se está faltando professores no mercado, como é que essa categoria de profissionais continua sendo desvalorizada? Como é que os professores ainda precisam se trabalhar em duas, às vezes três escolas por dia, de manhã, de tarde e de noite, passando os finais de semana corrigindo trabalhos e preparando aulas, para conseguir o seu sustento?
Tem alguma coisa muito errada no país, não acham?
Temos visto nas últimas semanas cenas impactantes de greves de professores em vários cantos do país. Greves com confrontos. Greves que atrasam a vida tanto de alunos quanto de professores. Paralisações de aulas que acabam acarretando em sérios problemas para as famílias e também para as instituições de ensino. Tudo porque a educação no Brasil ainda não é valorizada como deveria ser.
Eu já defendi várias vezes, na tribuna do Senado, que a infraestrutura mais importante desse país é formada por gente; por seres humanos. Os tijolos e o concreto que formam a fundação de nossa sociedade são renovados todos os anos, pois são as crianças, os estudantes que ingressam nos bancos escolares para serem preparados para a vida, preparados para serem o motor de nossa economia e nosso desenvolvimento.
Transmitir conhecimento e valores para crianças e jovens é tarefa para poucos. É uma missão que envolve paciência e sabedoria. Acredito que todos concordem que a função do professor é estratégica para o progresso do país como um todo, mas  -  na prática  -  a profissão não é reconhecida como deveria. Educação requer tempo para sedimentar valores, exige dedicação para buscar renovação constante, também para agregar aprendizagem de ações solidárias, éticas e de conteúdos de saber profissional com qualidade necessária ao desenvolvimento de um país.
Gostaria que ficassem para reflexão, nessa Semana dos Professores, as palavras do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), o senhor Manoel Rodrigues. Ele chama a atenção para o fato de que a educação não é uma responsabilidade apenas dos professores. Se nós, pais, não damos o devido valor à educação, e não mostramos às nossas crianças a importância do papel do professor, estamos criando um problema muito grande nas escolas.
O professor Manoel Rodrigues diz que, "Hoje, ser professor no país é uma vocação. O professor é a base de tudo e são os professores que formam todas as profissões que existem no mundo, porém é a categoria menos valorizada. Apesar de todas as dificuldades, são os professores que formam as gerações de cidadãos. Os professores precisam de condições e de capacitação, mas falta acompanhamento psicológico. O governo precisa investir na saúde preventiva dos professores. Hoje o professor virou pai do aluno, virou mãe, tio, virou tudo do aluno"
Sugiro que tomemos para reflexão essas palavras desse professor e sindicalista. Não apenas por causa do Dia do Professor, mas para que possamos dar continuidade a um projeto educacional eficiente para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário