O evento, que faz parte do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura, será realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal, a partir das 13h, no horário de Rondônia.
A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado, e as pessoas de todo o Brasil que estiverem assistindo poderão participar ao vivo, por meio do Alô Senado: 0800 612211, ou @AloSenado, via twitter.
Propomos esste debate pela preocupação da queda contínua da produção e de abandono dos cafezais. A cultura do café, que foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento agrícola e econômico do Estado, atravessa um momento de crise, com baixa produtividade e pouco retorno para os produtores.
O objetivo da audiência é de discutirmos alternativas que possam fazer com que o café volte a ter produtividade, proporcionar sustentabilidade e a dar lucro para os produtores. A produção, a área plantada e a produtividade do nosso café vem caindo a cada ano, e isso é reflexo da falta de assistência técnica e de investimento em novas tecnologias nos últimos 10 anos.
No nosso entendimento, a falta de renovação nos cafezais de Rondônia, a maioria com mais de 20 anos, e ausência de assistência técnica levaram muitos produtores a trocar a cafeicultura pela pecuária, ou o campo pela cidade, deixando as áreas tradicionais de café degradadas.
A produção de café atingiu um dos menores índices nos últimos 20 anos, com queda em mais de 70% na produtividade neste período. Em 2011, a produtividade média do café em Rondônia foi de 12 sacas por hectare, enquanto em unidades demonstrativas da Emater-RO, com aplicação de novas tecnologias atinge-se até 50 sacas por hectare.
AGENDA
Estaremos pela manhã, às 8h30min, com a diretoria, professores e alunos do campus de Cacoal da Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde ouviremos as reivindicações da comunidade acadêmica e vamos apresentar uma emenda, no valor de R$ 400 mil, para a construção de uma quadra esportiva na universidade.
Às 10h, participaremos da inauguração do laticínio da Associação dos Produtores de Leite da Linha 5, (Asprol), onde também vamos destinar uma emenda, no valor de R$ 150 mil, para a aquisição de um caminhão para a Asprol.
Ainda pela manhã, às 11h, temos uma encontro com jornalistas, radialistas, blogueiros e entusiastas das mídias sociais para um bate papo sobre sua atividade parlamentar e prestação de contas do mandato. O encontro será no auditório do Hotel Catui, no Centro de Cacoal.
À tarde, a partir das 13h, no auditório da Câmara de Vereadores, vamos dar início à audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado sobre a produção de café no Estado, que terá a participação dos seguintes convidados:
Edilson Alcântara, diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agronegócio do Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Márcio Pureza Paixão, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Anselmo de Jesus, secretário de Agricultura do Estado de Rondônia (SEAGRI)
Leandro Dias Martins, gerente de Comercialização e Articulação Institucional da Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados (Coocaram/RO)
Marco Antônio Paulo Gomes, presidente da Jacaré Comércio, Exportação e Importação de Café Ltda
Elisafan Batista de Sales, secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - EMATER/RO
Representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário