terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plano Brasil Maior chega em boa hora

O Brasil precisava de uma estratégia de fomento para a sua indústria, para a produção, e a presidenta Dilma se direciona para o caminho certo com o lançamento do plano Brasil Maior. De certa forma, esse plano vem contemplar um grande anseio de toda a classe produtiva do País, ao fazer uma experiência em larga escala de uma espécie de reforma tributária, que é o Plano Piloto de um sistema de desoneração da folha de pagamento para os setores que empregam grande volume de mão de obra como os de confecção, calçados, móveis e programas de computadores.
Com isso, o Brasil inteiro deve ganhar, pois vínhamos vivendo, nos últimos meses, um processo de esfriamento de nossa indústria. Segundo o IBGE, que levantou os dados, 20 dos 27 setores pesquisados sofreram queda na produção na passagem de maio para junho deste ano, principalmente os setores de refino de petróleo e produção de álcool, com recuo de 8,9%, e veículos automotores, que tiveram redução de 1,4% devido à queda da demanda interna.
Com a desoneração da folha de pagamento e de impostos, a indústria terá condições de reduzir seus custos operacionais e entregar ao cosumidor produtos em preços mais competitivos, tanto para o mercado interno quanto para a exportação.
Esse plano piloto de desoneração da produção será avaliado até 2012, por um comitê formado pelo governo, por sindicatos e pelo setor privado. Esperamos realmente que este possa ser um meio de conseguirmos um ponto de partida para uma reforma tributária que ajude o País a crescer ainda mais, alavancar nossa economia para um patamar mais sólido e garantir o fim das diferenças sociais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário