quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Senador Acir Gurgacz defende soldados da borracha

O senador Acir Gurgacz recebeu ontem o vice-presidente e o tesoureiro do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia, George Telles e Antônio Barbosa, respectivamente.

Os sindicalistas solicitaram ao senador apoio na renovação do registro da entidade e à tramitação da PEC 556, que irá conceder aos soldados da borracha os mesmos benefícios dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. A PEC 556 já foi aprovada no Senado e será votada em breve na Câmara dos Deputados.

De acordo com os sindicalistas, até hoje os soldados da borracha não receberam reconhecimento de que são merecedores, como soldados do Brasil. “É preciso resgatar a dignidade desses soldados e corrigir os valores pagos em aposentadorias que estão muito abaixo dos pagos aos ex-combatentes”, disse Telles. “A PEC pretende corrigir essa distorção”, frisou.

O senador Acir Gurgacz se comprometeu em solicitar junto ao Ministério do Trabalho agilidade na tramitação do pedido de renovação do registro sindical e, junto com a bancada federal no Congresso, mobilizar os demais parlamentares para a aprovação da PEC 556 na Câmara. “Estes seringueiros foram verdadeiros soldados e até hoje lutam pelo reconhecimento de um direito que lhes é legítimo”, observou o senador.

Mais de 60 mil "soldados" foram enviados aos seringais da floresta amazônica no período da Segunda Guerra Mundial, sendo que 80% desses deles eram oriundos do Nordeste. Desses trabalhadores, cerca de 25 mil morreram logo nos dois primeiros anos de serviço, vítimas das doenças tropicais (malária, febre amarela), dos ataques de animais, das péssimas condições de vida e assassinados pelos seringalistas.

Um comentário:

  1. Maravilha Senador, parabéns, isso é uma das mais antigas dívidas do Estado brasileiro. Esses nobres combatentes não voltaram para casa até hoje...

    ResponderExcluir