quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Diligência da Comissão de Agricultura atravessa BR-319

Travessia dos 877 quilômetros da BR-319 ocorreu em pouco mais de 40 horas de deslocamento de Porto Velho a Manaus. Durante o percurso, muitos buracos e atoleiros.

Trecho com desvio onde caiu uma ponte, bem no meião da rodovia
Uma estrada abandonada, cheia de atoleiros, com pontes quebradas e a pista praticamente tomada pela floresta amazônica, condenando milhares de pessoas ao isolamento, à insegurança e dificuldades de toda ordem, é o que a diligência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal encontrou na BR-319, considerada a pior rodovia federal do país.

Uma caravana formada por 65 pessoas, em 22 caminhonetes 4x4, percorreu os 900 quilômetros rodovia em cerca de 40 horas. A diligência, coordenada pelo senador Acir Gurgacz (PDT), saiu às 15h30min de domingo de Porto Velho, e chegou nesta terça-feira, por volta do meio dia, em Manaus. Este tempo de viagem entre as duas capitais, considerado bom, só foi possível porque quase não choveu, pois o inverno amazônico ainda não trouxe o volume de chuvas típico deste período.

Caravana da diligência da Comissão de Agricultura do Senado partindo de madrugada de Humaitá (AM)
Para o senador Acir Gurgacz a diligência está cumprindo muito bem seus objetivos, como evidenciar para a sociedade a importância desta rodovia para a economia regional e para as pessoas que moram na Amazônia, bem como para pressionar o governo federal no sentido de agilizar o licenciamento ambiental e os procedimentos técnicos e burocráticos para sua recuperação.
“Estamos mostrando para o Brasil que a restauração desta rodovia, com a presença do Estado na fiscalização, pode ser uma forma de auxiliar na proteção da floresta, além de promover a integração da Amazônia e de fortalecer a economia de Rondônia e do Amazônia, principalmente com o comércio de produtos da agricultura familiar”, destacou Acir.

Senador Acir Gurgacz concedendo entrevista no distrito de Realidade, em Humaitá
Durante a diligência, uma ponte quebrou quando uma caminhonete do último comboio passava sobre ela. Apesar do susto, ninguém se machucou, apenas o carro ficou danificado. Os integrantes do comboio tiveram que improvisar uma passagem com troncos de árvores e pedras para a passagem dos demais veículos. Os piores atoleiros foram enfrentados na parte final da rodovia, no final da tarde de segunda-feira, quando começou a chover.

Ao longo dos 877 quilômetros da rodovia diligência atravessou 125 pontes semelhantes a essa
O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) lamentou que o governo brasileiro tenha deixado a BR-319 chegar nesta situação de abandono, uma vez que foi construída, há 40 anos, justamente para integrar a Amazônia. “Hoje, resta aqui um desafio, que o mesmo de 40 anos atrás, que é reconstruir essa rodovia para integrar de fato a Amazônia ao resto do Brasil, e permitir a passagem no desenvolvimento para essa região, para que a produção de Rondônia possa acessar o mercado de Manaus e que a produção do Amazonas possa ter um caminho alternativo para o resto do Brasil”, frisou.

Deputado Marcos Rogério, entre o senador Acir e os técnicos da EPL e do Dnit
Na chegada a Manaus, os participantes da diligência foram recepcionados por autoridades políticas e econômicas do Amazonas e a torcida pela reconstrução da BR-319 ganhou força. “É um investimento importante para o Brasil. O estado do Amazonas vive um estágio de isolamento, temos as nossas estradas naturais, que são os rios, mas precisamos de uma ligação física com o Brasil, e a BR-319 é esse marco de interligação rodoviária do país, do Oiapoque ao Chuí”, frisou o vereador Elias Emanoel, de Manaus.

Na chegada da diligência em Manaus, senador Acir Gurgacz conversa com o presidente da Rede
Amazônica de Rádio e Televisão, Phelippe Daou, e o vereador Elias Emanoel, de Manaus
O prefeito de Vilhena, José Rover (PP-RO), que participou da diligência, chamou atenção para a dificuldade do percurso e vê a reconstrução da rodovia como uma saída para a agricultura familiar de Rondônia. “Hoje conseguimos passar pelo rodovia apenas com carros traçados, mas temos lutar para que carros de passeio, ônibus e caminhões também possam  fazer esse caminho, que é um caminho muito mais curto para a nossa produção agrícola, que hoje não consegue chegar até o mercado consumidor de Manaus justamente pela ausência desta estrada”, salientou Rover

Prefeito de Vilhena, José Rover (Centro) com assessor e diretor da OCB-RO, Salatiel Rodrigues
Para o presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelippe Daou, a Amazônica está interligada ao Brasil apenas através dos meios de comunicação, mas os brasileiros das outras regiões pouco conhecem sobre a Amazônia. “Temos que promover a interligação física da Amazônia com o restante do Brasil, temos que ter meios de ir e vir, e é isso que buscamos com ações como a que a Comissão de Agricultura do Senado, por intermédio do senador Acir Gurgacz está fazendo e só temos que louvar essa iniciativa e trabalhar para que a rodovia seja recuperada”, disse Daou.




2 comentários:

  1. meus parabéns pela iniciativa,sou cidadão amazonense , e ex morador das margens da br 319 , resido a 20 anos em santa catarina mais meu coração ainda pulsa ao rítimo do que era essa estrada na época em que morei a suas margens. ainda sonho com o dia em que irei visitar meus parentes usando meu carro de passeio saindo de santa catarina via br 319 para manaus obrigado por tudo o que tens feito pelo povo amazonidas

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  2. meus parabéns pela iniciativa,sou cidadão amazonense , e ex morador das margens da br 319 , resido a 20 anos em santa catarina mais meu coração ainda pulsa ao rítimo do que era essa estrada na época em que morei a suas margens. ainda sonho com o dia em que irei visitar meus parentes usando meu carro de passeio saindo de santa catarina via br 319 para manaus obrigado por tudo o que tens feito pelo povo amazonidas

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