Setores da indústria, comércio, agricultura e cooperativismo apoiam
reconstrução da BR-319 e pretendem se unir em torno de uma campanha permanente
pela reabertura da rodovia
A mobilização de forças políticas
e econômicas em torno do projeto de reconstrução da BR-319 ganhou muitas
adesões nesta semana em que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do
Senado realizou uma diligência pela rodovia. Além do apoio de todas as
instituições que participaram da diligência, na chegada a Manaus,
representantes do comércio, da indústria e da agricultura de Rondônia se
reuniram com o governo do Estado do Amazonas para solicitar apoio para uma
campanha permanente pela reconstrução da rodovia.
O superintendente da Federação do
Comércio de Rondônia (Fecomércio-RO), Rubens Nascimento, levou o tema para
reunião da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
com o governador do Amazonas, Omaz Aziz, e conquistou o apoio de diversos
empresários e da própria CNC para a realização de uma campanha pela
reconstrução da BR-319.
Reunião da Fecomércio com o governo do Amazonas |
Os empresários entendem que a
reconstrução da rodovia é estratégica para o Brasil e será de grande
importância para dinamizar a economia regional. “A reconstrução desta rodovia,
a construção da ponte do Abunã e a construção da ferrovia transcontinental, com
a conexão Porto Velho/Vilhena, são obras fundamentais para a economia da região
Norte e precisamos unir forças para que elas sejam realizadas com urgência”,
definiu Nascimento.
Essas três obras, segundo
Nascimento, vão colocar Rondônia no centro logístico da América Latina, pois o
Estado, através dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário, terá saídas para o Pacífico, para o Caribe e
Atlântico. “Teremos as rotas mais curtas e mais econômicas para o exportar a
produção de alimentos das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, além de
dinamizar o comércio com Manaus e com os países andinos, sendo que Rondônia se
consolidará como um dos principais elos de integração do continente”, salienta
o superintendente da Fecomércio.
A mobilização pela reconstrução
da BR-319 também já foi encampada pelo Conselho Empresarial de Desenvolvimento
da Amazônia Legal que também articulará forças para cobrar a reconstrução da
rodovia pelo governo federal. O empresário Philippe Daou, diretor-presidente da
Rede Amazônica de Rádio e Televisão, membro do Codema e entusiasta da proposta
de recuperação da rodovia, manifestou apoio à iniciativa e disse que a Amazônia
precisa dessa rodovia para possa se integrar de fato e fisicamente ao Brasil. “Este
é o elo que falta para a integração física, cultural, política, social e
comercial da Amazônia”, frisou Daou.
Reunião do Conselho de Agroindústria da CNI |
O mesmo esforço para conquistar
apoio à proposta de reconstrução da rodovia será empreendido pela Federação das
Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O vice-presidente da instituição,
Adilson Popinhak, levou o assunto para a reunião do Conselho Temático de
Agroindústria (COAGRO) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 4 de
dezembro. “Hoje a BR-319 é a pior rodovia do país, mas ela pode ser um modelo
de rodovia de integração regional, um modelo de rodovia sustentável, que
servirá como instrumento de proteção da floresta, bem como para dinamizar a
economia regional”, frisou. Na reunião, empresários de todo o país reconheceram
a importância da rodovia e prometeram apoio a campanha que está sendo formulada
pela reconstrução da BR-319.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO),
que foi o autor do requerimento para realização da diligência na BR-319 irá
apresentar o relatório da diligência no próximo dia 6 de dezembro, em audiência
pública da Comissão de Agricultura do Senado, em Brasília. Algumas instituições
que participaram da diligência também devem apresentar suas impressões sobre a
rodovia e a proposta de reconstrução. “O esforço agora tem que ser concentrado
para que possamos fazer a manutenção do trecho do meião já no próximo ano e
iniciar a sua reconstrução completa em 2015”, frisou Acir.
Senador Acir Gurgacz durante a travessia de balsa do rio Amazonas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário