Mamógrafo - imagem ilustrativa |
“Precisamos melhorar o atendimento em saúde no Estado, e tenho feito um grande esforço para ampliar os serviços, o número de médicos, de profissionais do setor, de unidades de saúde, de hospitais e também de equipamentos modernos para que os diagnósticos sejam feitos com precisão, segurança e rapidez”, salientou o senador Acir Gurgacz.
O local de instalação destes equipamentos ainda está sendo discutida pelo Cimcero com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Existe a possibilidade que eles sejam instalados em um único local, formando um moderno Centro de Diagnóstico por imagem, bem como sejam distribuídos em cidades polos. “Essa é uma decisão que será tomada com base em critérios técnicos, dentro da política de descentralização da saúde no Estado”, destacou Acir.
O presidente do Cimcero, João Nunes Freire, destacou que, independente do local, o mais importante é que o Estado garanta as condições para implantação, operação e manutenção destes equipamentos, uma vez que o custo é alto. “Esses equipamentos são fundamentais para a melhoria no atendimento em saúde no Estado, para que as pessoas saibam com mais rapidez e segurança o diagnóstico de suas doenças e façam o tratamento correto, portanto, agradecemos a emenda do senador Acir Gurgacz e vamos trabalhar junto com o governo do Estado para usá-los da melhor forma possível”, disse Nunes.
Tomógrafo - imagem ilustrativa |
Atualmente, o Cimcero tem aprovado junto ao Ministério da Saúde o Centro de Diagnóstico Nathália Salomão Gurgacz, projetado para ser instalado em Ji-Paraná, mas que ainda não possui instalação física. Recursos da ordem de R$ 480 mil já foram empenhados pelo Ministério da Saúde para esta finalidade, faltando apenas a liberação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário