Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lidera expedição da Comissão de
Agricultura e Reforma Agrária pela BR-319
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Reunião da Comissão de Agricultura do Senado antes da partida para diligência na BR-319 |
A Comissão de Agricultura e
Reforma Agrária do Senado Federal, com a participação de representantes do
Ministério dos Transportes (Dnit e EPL), do Ministério do Meio Ambiente (Ibama
e ICMBio), e com o apoio do Exército Brasileiro e dos governos do Amazonas e de
Rondônia, além de representantes da agricultura, da indústria e do comércio dos
dois Estados, fará uma diligência na BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus
(AM), entre os dias 24 e 27 deste mês. O requerimento para a realização da
diligência é de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que neste domingo,
24/11, realizou uma sessão extraordinária da CRA para marcar a partida da diligência,
na região central de Porto Velho.
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Cerca de 65 pessoas, em 22 caminhonetes 4x4 participaram da diligência |
A rodovia é a única ligação
rodoviária dos Estados de Roraima e do Amazonas com Rondônia e com os demais
estados do Brasil e está praticamente intransitável. A expedição será realizada
em veículos 4x4 com o apoio do Exército Brasileiro. O objetivo da diligência é
verificar as atuais condições da BR- 319, acompanhar a execução dos serviços de
manutenção da rodovia, bem como os trabalhos para o estudo de impacto ambiental
que irão subsidiar o licenciamento ambiental para reconstrução da rodovia.
A RODOVIA - A BR-319 foi
construída no final da década de 1960 e inaugurada em 1973, pelo Exército
Brasileiro, dentro do contexto de colonização da Amazônia e sua integração ao
território nacional. Hoje, encontra-se praticamente intrafegável, já que está
abandonada desde a década de 1990.
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BR-319 quando estava sendo construída, em 1970. Divisa Amazonas/Rondônia |
Um trecho de 204 quilômetros na
saída de Manaus, no Amazonas, e outro de 208 quilômetros na saída de Porto
Velho, em Rondônia, foram recuperados e pavimentados em 2010. A recuperação do
trecho intermediário da BR-319, com a extensão de 405 quilômetros, no chamado
'meião da floresta', foi embargada pelo IBAMA em 2009, mesmo com o projeto de
restauração possuindo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), executado pela
Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Desde então, muitos estudos de impacto
ambiental já foram feitos e refeitos e o licenciamento ambiental da obra não
foi emitido pelo Ibama. De acordo com o DNIT, mais R$ 78 milhões já gastos com
estudos ambientais, criação de unidades de conservação e intervenções a fim de
mitigar impactos ambientais no entorno da rodovia.
O senador Acir Gurgacz lembrou
que na inauguração do trecho entre Porto Velho e Humaitá, no dia 24 de março de
2010, a presidente Dilma Rousseff, que na época era ministra-chefe da Casa
Civil, prometeu aos rondonienses e amazonenses que eles poderiam ir de
automóvel assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 na Arena da Amazônia,
pela BR-319, pois a obra estava no PAC e seria recuperada.
"Ainda tenho esperanças, pelo
menos em termos de manutenção, mas vejo que a cada dia é mais difícil que isso
ocorra. Por isso, faço um apelo para que todas as forças políticas de Rondônia
abracem esta bandeira pela reconstrução da BR-319, para que possamos abrir
novos horizontes para nossa economia e garantir o direito sagrado de ir e vir
de todos os povos da Amazônia", frisou Acir.
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A presidente Dilma Rousseff, na época ministra chefe da Casa Civil , na inauguração do trecho de 208 quilômetros, entre Porto Velho e Humaitá |
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Ato de descerramento da placa de inauguração do trecho de 208 quilômetros da BR-319, entre Porto Velho e Humaitá, no dia 24 de março de 2010 |
Somente hoje, 17 Abr 2020 estou vendo essa contravenção. Lei 5.700/71 - Art 31 - III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de bôca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;
ResponderExcluirLAMENTÁVEL...
Esperot er colaborado,
Paulo