terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Educação em Rondônia

O governador Confúcio Moura mostra dignidade e honestidade quando diz, em seu blog, que não conhece muito o assunto "educação". Ele diz assim: "Fica difícil pra mim dar a minha opinião. O que sei é muito pouco. Posso resumir aqui para vocês sem nenhum medo de ser tão limitado."
Sei muito bem como é isso. Educadores têm uma formação complexa, estudam anos e nunca podem parar de estudar, se querem estar atualizados, sempre por dentro do assunto. Mas Confúcio está certo quando fala que os focos são o professor e o aluno. O professor precisa ser valorizado, mas seu trabalho também precisa ser repensado. O tempo mudou e há muita tecnologia nova por aí que pode ajudar no processo educacional. E não falo apenas de computadores e internet, mas também tecnologias de gestão, de administração.
O aluno precisa entrar mais em foco, reconhecer mais o valor da educação e a importância de seu papel dentro do processo educacional. Isso vem de dentro de casa, da influência dos pais, dos irmãos, de saber que precisa estudar, precisa dedicar atenção às aulas, etc.
Confúcio está bem amparado na área de educação e pode contar conosco aqui em Brasília para ajudar a encontrar as soluções para a educação em Rondônia, e no Brasil. Como o nosso governador, não sou educador, não conheço a fundo o assunto, mas sei do que precisamos para que a educação venha a se tornar um fator realmente modificador da sociedade, preparando o nosso povo para serem executores de nosso desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Primeiramente parabéns pela liderança do PDT no Senado.

    Com relação à Educação, não temos a menor dúvida que precisamos urgentemente investir nessa direção para despertar o senso crítico dos jovens em todos os aspectos.

    Embora não sendo especialista no assunto, como também declara o senador Acir, vejo como preocupante o quadro. Quando vamos a uma escola da rede pública percebemos o profundo desinteresse dos alunos e o desânimo de grande parte dos abnegados professores.

    Falar em condições dignas é imperativo que os agentes públicos enfrentem o problema de frente.

    Tendo como principais ações e providências:

    1) Boa estrutura física nas escolas - condições de trabalho; 2) Salário Digno e 3)Cursos de aperfeiçoamento, entre outros.

    Os CIEPS criados pelo saudoso estadista Leonel de Moura Brizola (PDT) provou que é possível investir no futuro pela educação, mas é obvio os agentes políticos devam fazer uma grande corrente de cidadania, das periferias da amazônia até os grandes centros urbanos do Brasil.

    Celso Gomes
    Jornalista e advogado

    ResponderExcluir