quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Juventude Socialista do PDT completou 30 anos nesta semana

Amigos da Juventude Socialista do PDT, abaixo trecho do pronunciamento que fizemos na terça-feira, em comemoração aos 30 anos deste importante movimento.

"Senhor presidente
Senhoras e senhores senadores

Hoje é uma data de imenso valor para o Partido Democrático Trabalhista. É neste dia 15 de fevereiro que completa 30 anos a Juventude Socialista do PDT. Nestes três decênios de luta, esse movimento se caracterizou sempre por seu aspecto progressista, pela defesa do nacionalismo, da autonomia, da soberania nacional e pela defesa do trabalhismo.
Foi com o trabalhismo através de grandes lideranças como Alberto Pasqualini, Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que se construiu o desenvolvimento e a industrialização nacional, a indústria de base, a legislação trabalhista com o estabelecimento do salário mínimo, férias anuais jornada de oito horas e outras conquistas. A Juventude Socialista do PDT vem sempre lutando pela manutenção das conquistas do trabalhismo e pela aplicação em ampla escala nacional da justiça social.
As grandes bandeiras políticas, asserções teóricas e formulações ideológicas do Partido se originam das bases da Juventude Socialista. Delas saíram grandes nomes, grandes dirigentes, quadros formadores e lideranças de base, que acabaram por interferir diretamente, e de forma indiscutivelmente positiva, nos rumos do PDT e, por que não dizer, do próprio Brasil.

A Juventude Socialista do PDT, após esses 30 anos, tem a total consciência de que a luta por um Brasil melhor ainda continua em pauta de discussão. E esta luta pode e deve ser feita nos campos da educação, da ideologia, dos atos pacíficos, da motivação dos jovens e do estímulo aos princípios semeados há anos pelas grandes figuras do PDT.
Quero deixar claro que esses 30 anos de atividades da Juventude Socialista do PDT devem servir de exemplo para a juventude em geral do Brasil. Um exemplo claramente a ser seguido pelo fato de que o papel da Juventude não deve ser menosprezado, não deve ser diminuído.
Os jovens, os estudantes têm muito a contribuir com o país e com a nossa política porque têm o potencial de gerar novas idéias, de lidar com raça e determinação com os problemas que afligem hoje a sociedade. Os jovens podem e precisam enxergar na política uma abertura para manifestações organizadas e fundamentadas.
Sob esse ângulo, temos essa participação da juventude como um verdadeiro motor para o próprio desenvolvimento como pessoas, como cidadãos, como intelectuais, pois é impossível conceber a participação na política sem o conhecimento de nossa história, de nossa realidade sócio política, de nossa conjuntura econômica, nossa educação e de tudo mais o que nos cerca.
Dentro dessa filosofia, a inserção do jovem no debate político é mais do que a participação em fileiras partidárias, do registro de afiliações, mas sim a abertura de um novo mundo cheio de oportunidades e de esclarecimento. São portas que se abrem para uma consciência mais ampla da nossa verdade. Da nossa luta por um Brasil melhor e mais justo.

Eu saúdo, então, neste dia 15 de fevereiro de 2011, a Juventude Socialista do PDT por esses 30 anos de história, por todos os seus feitos significativos para o partido e para toda a sociedade brasileira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário