segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Formatura do Pro-Jovem em Guajará-Mirim

Mais de 40% dos participantes que concluíram o Projovem em Guajara Mirim, já estão inseridos no mercado de trabalho, superando média de 30% estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A formatura dos 500 participantes ocorreu no sábado, dia 4, no Ginásio Afonso Rodrigues. O senador Acir Gurgacz (PDT/RO) autor da emenda do Projovem, o prefeito Atalibio José Pegorini, secretários, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, prestigiaram o evento. 
 “Nós estamos a partir de agora mudando a história de Guajará Mirim, fazendo com que as pessoas se qualifiquem, para assumir uma vaga no mercado de trabalho. É um sonho que todo mundo tinha, de ter o seu emprego, sua oportunidade, e isso só foi conseguido graças ao apoio do senador Acir Gurgacz, que nos trouxe esse curso, que representa a sobrevivência ou meio de vida de muitas famílias”, agradeceu Atalibio José Pegorini, prefeito de Guajará Mirim
Com duração de seis meses, o Projovem é voltado principalmente a pessoas que estejam desempregadas, inseridas na economia informal e com renda per capta de até meio salário mínimo. “Para mim hoje representa completamente tudo. Por que se não fosse Projovem não estaria trabalhando. A falta de qualificação me impedia de ingressar no mercado de trabalho. Hoje a realidade é bem diferente, conclui o curso e estou empregada”, comemorou Kelly Luiza, estudante.
Para a estudante, Rosenilda Soares essa é a oportunidade que falta. “A coisa mais difícil pra quem não tem qualificação é conseguir um emprego. A onde você vai a explicação é sempre a mesma, você não tem qualificação. Hoje é diferente tenho qualificação e já tenho um emprego em vista, devo começar essa semana, graças ao Projovem”,comentou Rosenilda. 
Em Rondônia mais de 3 mil pessoas já participaram dos cursos de qualificação do Projovem, nas áreas de Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza e Estética, Construção e reparos, Saúde, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.“Nossa grande preocupação é com o ensino para os nossos jovens, e paralelamente com a geração de emprego. E no programa Projovem estamos trabalhando as duas vertentes. É um programa muito importante que deu certo aqui em Guajará Mirim e também em Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal,  teremos também em Vilhena e Ouro Preto, e vamos buscar para Ariquemes e Porto Velho. É  um programa de sucesso que reúne o ensino e o emprego, é tudo o que a população brasileira precisa, detalhou o senador Acir Gugacz, que comemorou ainda a inserção de 40% dos participantes no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário