quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Marinha de Guerra recebe homenagem do senador Acir Gurgacz pelo Dia do Marinheiro


A importância da Marinha de Guerra do Brasil e a situação de dificuldades pela qual passa a Armada Naval foram temas debatidos pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em sessão solene do Congresso Nacional, realizada nesta quinta-feira (9), no plenário da Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia do Marinheiro, que é celebrado pelos militares no dia 13 de dezembro.
Acir Gurgacz destacou, em seu discurso, a trajetória histórica da força naval, que remonta a antiguidade da humanidade. “Vale recordar que, ainda na Grécia Antiga, o notável Pompeu, segundo a narrativa de Plutarco, já exortava seus marinheiros ao combate sob o tão retumbante lema: ‘Navegar é preciso, viver não é preciso’.”, contou o senador.
O almirante Tamandaré, patrono da Marinha de Guerra Brasileira, foi homenageado pelo  parlamentar pela sua vida dedicada, desde a juventude, à força naval: “A ele se atribui uma sucessão de vitórias nas batalhas travadas no século dezenove em favor de nossas fronteiras”. Tamandaré nasceu em 13 de dezembro de 1807.
O histórico da Marinha Brasileira foi recordado pelo senador Acir Gurgacz. “Quando a Corte Lusitana para cá se mudou, suas fragatas trouxeram os fuzileiros da Brigada Real, raízes do Corpo de Fuzileiros Navais”, explicou. O mesmo destacamento que recentemente atuou como Força de Paz no Haiti e há semanas colaborou com forças policiais na retomada do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no combate contra o narcotráfico.

O senador Acir Gurgacz não limitou seu pronunciamento a celebrar o Dia do Marinheiro, mas também destacar as novas missões que surgem em seu horizonte. “O futuro guarda uma importância e uma missão ainda mais grandiosa, referente à necessidade da guarda e da defesa das plataformas de petróleo do pré-sal, a defesa do que hoje a Marinha de Guerra já chama acertadamente de Amazônia Azul.”.  E também as necessidades da Armada não foram esquecidas pelo parlamentar: “é ponto pacífico que não há mais como o Estado brasileiro teimar em desconsiderar os apelos recorrentemente encaminhados pela Marinha às autoridades, no sentido de destinar maior parcela dos recursos orçamentários ao reaparelhamento das Forças Armadas”.
Estiveram presentes à cerimônia o Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante de Esquadra Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, e outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário